Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Golpe do falso advogado está fazendo os brasileiros perderem muito dinheiro

Mais um golpe financeiro está fazendo pessoas de bobas na internet. Trata-se do golpe do falso advogado. Veja do que se trata e previna-se!

Ninguém deseja sofrer um golpe financeiro, e por isso mesmo é preciso estar cada vez mais atento às fraudes que acontecem, especialmente no ambiente da internet. E mais recentemente, um novo esquema vem fazendo novas vítimas: o golpe do falso advogado.

Neste tipo de crime, o golpista, por meio do WhatsApp, finge ser um advogado de pessoas com ações judiciais em andamento, e entram em contato para dizer que a vítima venceu o processo. E aí, pedem a transferência de um valor em dinheiro.

Então, para saber exatamente como funciona esta tática de engenharia social, e como se proteger deste tipo de golpe, confira o texto completo a seguir.

Golpe do falso advogado: veja como funciona

Primeiramente, é preciso contextualizar o que são golpes que fazem uso da chamada engenharia social. Basicamente, esta tática permite que criminosos manipulem a vítima em questão, a fim de conseguir dela informações confidenciais ou importantes. 

E como essa engenharia social se baseia, mais do que tudo, na natureza humana e nas reações emocionais a essa manipulação, existem diversas técnicas que são utilizadas para enganar pessoas. E os brasileiros estão entre os povos mais suscetíveis a cair neste tipo de armadilha.

No caso do golpe do falso advogado, como explicado, os criminosos usam da esperança ou de emoções positivas da vítima, que acredita ter vencido um processo, para aplicarem o golpe. Assim, após dar o resultado da “ação judicial”, o criminoso pede um depósito, a fim de liberar o dinheiro. É possível, assim, perder qualquer quantia, a depender do golpe aplicado. 

Alguns golpistas, inclusive, fazem uso de estratégias extremamente elaboradas, como o envio de documentos falsos do Banco Central ou do Tribunal de Justiça, convencendo, desse modo, a vítima a fazer o depósito.

Como se prevenir

Mas como o golpista sabe sobre o processo? Simples: ao acessar o site do tribunal e colocar um registro da OAB na plataforma, é possível ter acesso a uma lista de processos, e então, conseguir as informações necessárias.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), apenas em 2022 registrou-se um total de 11.086 casos de peculato. Ou seja, de golpes que fazem uso de engenharia social. Por isso, é preciso estar atento. Sempre que receber uma mensagem de um suposto advogado por WhatsApp, desconfie. Ligue para o escritório de advocacia o qual é cliente e confirme (se necessário por videochamada) que está tudo certo, antes de transferir qualquer valor.

Imagem: fizkes / shutterstock.com