Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Golpe do IPVA 2023: casos se espalham por vários estados

Com o pagamento do impostos sobre veículos, já surgiu em vários estados algumas modalidade de golpe do IPVA 2023. Veja como evitá-los!

O golpe do IPVA 2023 já está nas ruas e chegou junto com o pagamento do imposto obrigatório em todo início de ano. Por isso, é importante que motoristas tenham atenção para não se atrair por descontos suspeitos ou pagar boletos falsos.

Similar ao que já havia acontecido com os golpes de boletos do IPTU no Rio de Janeiro, já existem registros de fraudes do IPVA 2023 por todo o país.

Veja como não perder dinheiro com ele e o que é necessário fazer para a emissão do IPVA.

Como funciona o golpe do IPVA

O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é um imposto que os estados e o Distrito Federal cobram de pessoas que possuem veículos, todo ano. A arrecadação tem normas próprias de cada estado, mas, em geral, é uma alíquota baseada no valor do carro segundo a tabela FIPE.

Além disso, há doenças que garantem a isenção do IPVA para algumas pessoas.

Segundo dados do Detran, 11 estados e o Distrito Federal enviam boletos físicos via Correios para o pagamento. São eles: Acre, Alagoas, Amapá, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Sergipe e Distrito Federal.

No Rio Grande do Sul, o envio não é do documento e, sim, apenas de uma notificação do valor do IPVA. 

Por sua vez, os outros estados possuem a emissão online da guia através do Detran de cada um deles.

O golpe do IPVA 2023 acontece quando o contribuinte recebe por e-mail, SMS ou Whatsapp um boleto falso em seu nome. Ou seja, mesmo que o cidadão pague o imposto, ele continuará devendo porque o documento é uma fraude.

Além disso, o Detran também não liga para nenhuma pessoa realizando a cobrança.

O que fazer para não ser vítima de um golpe do IPVA 2023

Dentre as recomendações principais, a melhor forma de evitar cair em um golpe do IPVA 2023 é só pagar boletos com emissão do site oficial do Detran do seu estado. Outras medidas importantes são:

  • Não passar dados pessoais em ligações que receber sobre o IPVA 2023;
  • Confirmar informações em canais oficiais;
  • Bloquear números que enviam boletos e denunciar contatos que se passam pelos órgãos oficiais;
  • Conferir no site do Detran do seu estado os valores e descontos para o pagamento do IPVA antecipado;
  • Na dúvida, entre em contato com a instituição antes de pagar qualquer boleto. Dessa forma, você evita cair em golpe do IPVA 2023.

Imagem: Divina Epiphania/shutterstock.com