Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Golpe do Pix afeta MEIs e gera alerta da Receita Federal

Um alerta da Receita Federal informa sobre o golpe do Pix, em que MEIs recebem falsos descontos em tributos. Saiba mais!

Um alerta da Receita Federal diz respeito a uma fraude que tem afetado os microempreendedores individuais (MEIs). Trata-se de casos em que golpistas oferecem falsos descontos, por meio de mensagens, indicando também a possibilidade de pagar tributos via Pix.

Sendo assim, os criminosos usam plataformas de chat, como o WhatsApp, para enviar mensagens com links falsos. Isso está acontecendo justamente em um momento no qual MEIs estão recebendo notificações da Receita Federal por inadimplência. Saiba mais detalhes na sequência.

Alerta da Receita Federal informa sobre golpe do Pix

Fachada de um prédio da Receita Federal
Imagem: SERGIO V S RANGEL / Shutterstock.com

Os golpistas estão enviando mensagens, via WhatsApp ou e-mail, para MEIs, solicitando o pagamento de tributos com descontos. No entanto, a Receita Federal alerta que esse método é falso, já que o órgão não faz contato dessa maneira.

Logo, a instituição informa que não faz envios de boletos ou do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS) através do e-mail ou do WhatsApp. Outro aviso importante é que a Receita Federal não oferece descontos, isenções ou reduções de multa/juros em pagamentos feitos por Pix.

Qual é a forma correta para pagar os tributos, afinal?

O alerta da Receita Federal informa como esse pagamento deve ocorrer. Sendo assim, os MEIs devem emitir o DAS ou o DAS-MEI pelo Portal do Simples Nacional. Outra forma é pelo Portal e-CAC, em que o acesso acontece via código de acesso ou certificado digital.

Veja também:

Governo fará grande pagamento no dia 31; veja se você vai receber

Para acessar os portais do governo, é preciso ter conta gov.br nível prata ou ouro, que exigem um alto nível de segurança, o que impede o envio desse documento por e-mail ou mensagens de texto. Logo, a realização do pagamento deve acontecer somente como indicado acima.

Outro fator de atenção é que mais de 393 mil MEIs estão inadimplentes junto à Receita Federal, o que pode contribuir para que esse grupo caia em golpes. O órgão notificou esses microempreendedores entre os dias 11 e 14 de setembro e, caso a situação não se revolva, eles podem ser excluídos do Simples Nacional.

Imagem: SERGIO V S RANGEL / Shutterstock.com