Seu Crédito Digital
Seu Crédito Digital

STF busca nova forma de resolver reclamações sobre direitos trabalhistas; veja sobre

STF quer aplicar mudanças em processos de direitos trabalhistas. Confira os detalhes sobre o assunto e o que pode ser alterado!

Maria Leticia MenezesPor Maria Leticia Menezes2 min de leitura
FGTS

O Supremo Tribunal Federal (STF) se encontra diante de um desafio considerável. Isso porque o número de reclamações relacionadas a direitos trabalhistas vem aumentando. Desse modo, o assunto tem gerado preocupações entre os ministros.

Logo, o presidente da Corte, ministro Luís Roberto Barroso, está sob pressão para encontrar uma solução viável. Continue a leitura para entender mais sobre o assunto e confira o que o STF pode fazer para resolver a situação.

STF e direitos trabalhistas

Antes de tudo, é válido destacar que a maioria das reclamações está diretamente ligada ao Direito do Trabalho. Ou seja, envolvem contestações às decisões da Justiça do Trabalho. Isso porque a Justiça Trabalhista tem aplicado condenações a empresas que contratam trabalhadores sob os regimes terceirizados ou como prestadores de serviço autônomos (PJ).

No entanto, os ministros do STF têm se respaldado em precedentes que reconhecem a possibilidade de contratações que vão além da CLT. Mesmo assim, persiste a tendência dos magistrados do Trabalho em condenar empresas que optam por outros regimes, impondo a obrigação de pagamento dos direitos trabalhistas da CLT.

SRF direitos trabalhistas
Imagem: nampix/ Shutterstock.com

Para você ter uma ideia do volume de contestações, o ministro Gilmar Mendes apresentou em sessão da 2ª Turma da Corte alguns dados. Os números revelam que, das 4.781 reclamações protocoladas neste ano, 2.566 são classificadas como “Direito do Trabalho” e “Processo do Trabalho”.

Veja também:

Golpe do Pix afeta MEIs e gera alerta da Receita Federal

Resolução do impasse

Gostou? Siga o Seu Crédito Digital no Google e receba notícias de benefícios, INSS e crédito em primeira mão.

+311 mil seguidores

Seguir no Google

O presidente da STF, Luís Roberto Barroso, demonstrou preocupação com o que batizou de “indústria das reclamações trabalhistas”. Dessa forma, é esperado que ele tome medidas alinhar a Justiça do Trabalho ao entendimento do STF. Ainda não há um consenso ou decisão definitiva, contudo, três possíveis abordagens têm sido consideradas pelos parlamentares do STF.

A primeira seria identificar um recurso extraordinário que, com um impacto abrangente, possa padronizar as interpretações sobre os problemas apresentados nas reclamações. Por outro lado, há a opção de criar um Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas (IRDR) em uma reclamação, o qual seria encaminhado ao presidente do STF e posteriormente julgado pelos demais ministros.

Por fim, a terceira alternativa envolve a busca, por meio do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), de um mecanismo para que as decisões do STF sejam seguidas pelos tribunais trabalhistas em todo o país.

Imagem: Fellip Agner / Shutterstock.com

Maria Leticia Menezes

Autor

Maria Leticia Menezes

Jornalista em formação e redatora recifense.

Topicos relacionados