Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Golpe do Pix: casos em que você pode receber o dinheiro de volta

ATENÇÃO: confira os casos envolvendo o golpe do Pix em que você pode receber o dinheiro de volta, sempre com boletim de ocorrência.

Tempo estimado de leitura: 0 minuto

Desde que foi criado, em novembro de 2020, o Pix se tornou o queridinho de muitos brasileiros. Afinal, com o sistema de pagamentos do Banco Central, é possível enviar ou receber valores de forma praticamente instantânea, sem pagar nada por isso (com exceção do caso de empresas).

Contudo, em meio a essa popularização, também surgiram novas formas de golpes. Em muitos casos, a vítima acaba perdendo boa parte ou todo o seu dinheiro. Mas, existem situações em que você pode reaver este valor. Para saber mais, confira a seguir.

Golpe do Pix: o que fazer e como receber seu dinheiro de volta

Assim, o primeiro ponto é entender quais são os golpes existentes. Em geral, eles são baseados na chamada “engenharia social”, ou seja, a prática de persuadir a pessoa a compartilhar dados pessoais e informações bancárias. Depois disso, os criminosos convencem o cidadão a realizar um Pix.

No caso de golpes do Pix, em geral, as instituições avaliam cada caso individualmente. Porém, mesmo que não exista a possibilidade de cancelamento de Pix, hoje você tem acesso ao chamado Mecanismo Especial de Devolução (MED). Trata-se de um conjunto de regras e procedimentos operacionais que instituições participantes devem seguir, para confirmar a possibilidade de devolver o dinheiro.

Em geral, esse mecanismo funciona quando existe qualquer suspeita de uso do Pix para fraude, mas também em possíveis falhas na operação do banco. Para fazer o pedido e usar este sistema, você deve entrar em contato com o seu banco, além de registrar o boletim de ocorrência.

Vale destacar que você pode abrir somente uma solicitação de MED por transação Pix. Segundo o Banco Central, situações de roubo de celular também permitem que você acione o serviço.

Por fim, o Banco Central também criou o recurso chamado “bloqueio cautelar”. Isso acontece quando a própria instituição bancária suspeita de fraude. Nesse caso, o banco pode bloquear preventivamente os recursos por até 72 horas.

Já em casos em que o criminosos já sacou o dinheiro roubado, fica mais difícil reaver o valor. Mas, de qualquer modo, fazer um boletim de ocorrência, e comunicar o banco, aumentam suas chances de reembolso.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitterTwitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de créditoempréstimosfintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: rafapress / shutterstock.com