Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Golpe do Seguro! Família é flagrada fraudando indenizações com códigos de rastreio falsos!

Família é flagrada no Golpe do Seguro, usando códigos de rastreio falsos para fraudar indenizações. Leia mais!

Na manhã de quinta-feira (8), uma operação da Polícia Federal (PF) atuou na cidade de Cedral(SP), com o objetivo de desmantelar uma suposta fraude contra os Correios. Dessa maneira, a acusação recai sobre uma família local, que estaria adulterando códigos de rastreio e solicitando indenização pelo suposto extravio dos pacotes.

A operação denominada “Holandesa” cumpriu quatro mandados de busca e apreensão na cidade. De acordo com as investigações da PF, o esquema de fraude envolvia a manipulação dos códigos de rastreio, que resultava na perda do objeto dentro do fluxo postal. Assim, a família procedia em solicitar a indenização pelos supostos objetos extraviados.

Falsas declarações de conteúdo no golpe

Além disso, de acordo com as investigações conduzidas pela Polícia Federal, foi constatado que as encomendas enviadas estavam acompanhadas de declarações de conteúdo falsas. Em outras palavras, os itens mencionados nas declarações não correspondiam à realidade, sendo, na verdade, substituídos por objetos de valor inferior.

Polícia Federal em operação golpe do seguro
Imagem: Joa Souza/ Shutterstock

Essa estratégia fraudulenta do golpe, destacada pela Polícia Federal, revela uma tentativa sistemática de ludibriar os sistemas de controle e fiscalização. A manipulação de conteúdo visava ocultar a verdadeira natureza das mercadorias enviadas, muitas vezes substituindo-as por itens de menor valor. Esse padrão de comportamento ilícito demonstra a complexidade e a organização por trás dos fraudes.

Materiais apreendidos

Durante a execução dos mandados de busca e apreensão, foram recolhidos diversos materiais que poderão ajudar no avanço das investigações. Assim, entre eles, destacam-se aparelhos telefônicos, computadores e mídias de armazenamento de dados. Todos os itens apreendidos passarão por uma firme análise pericial.

Veja também:

Modo Rua: recurso do Nubank reforça a segurança durante o Carnaval

Dessa maneira, até o momento, ainda não há informações sobre prisões relacionadas ao caso. As investigações da Operação Holandesa continuam em andamento, sob sigilo judicial. Ademais, a Polícia Federal busca desmantelar definitivamente o esquema fraudulento envolvido na adulteração de códigos de rastreio e evitar prejuízos futuros aos Correios e clientes.

Imagem: Gorodenkoff/shutterstock.com