Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Golpes utilizam IA para enganas vítimas; saiba como identificá-los

Os criminosos estão utilizando Inteligência Artificial (IA) para aplicar golpes. Saiba mais sobre o uso da ferramenta para esse fim!

Os cibercriminosos sempre estão buscando novas formas de aplicar golpes e obter ganhos indevidos. Dentro desse cenário, os avanços em Inteligência Artificial (IA) trouxeram novas possibilidades para o universo do crime digital.

Agora, essa tecnologia é usada para criar conteúdos falsos, mais convincentes e direcionados, complicando a vida das vítimas. Saiba mais informações sobre essas fraudes e como identificá-las na sequência!

Criminosos utilizam IA para aplicar golpes

Homem encapuzado de costas, na frente de um computador.
Imagem: Pira25 / Shutterstock.com

Uma nova modalidade de golpe ganha destaque: a criação de áudios falsos. Com um pequeno exemplo de voz da vítima, os criminosos conseguem replicar o tom e a maneira de falar da pessoa. Os áudios podem ser obtidos de diversas maneiras, entre elas mensagens deixadas em um WhatsApp clonado.

Ademais, essa prática é frequente na dark web, onde é possível encontrar o serviço facilmente e adquiri-lo por uma quantia financeira. Outras técnicas envolvem a captura de impressões digitais por meio de dispositivos falsos, em que os criminosos usam tecnologia de impressão 3D para criar réplicas altamente qualificadas.

Além disso, o phishing continua sendo uma prática comum, mas agora com o elemento da IA. A utilização da ferramenta se dá para personalizar mensagens com o envio de links maliciosos, tornando-as mais convincentes e direcionadas.

Como se prevenir?

Com os avanços da tecnologia e a sofisticação dos golpes, é cada vez mais importante estar atento aos sinais de fraudes. Fábio Assolini, especialista da Kaspersky, disse ao portal Tilt que o risco de se tornar uma vítima de golpes está relacionado ao comportamento nas redes sociais. Por isso, deve-se tomar cuidado com as informações e dados compartilhados nesses ambientes.

Veja também:

Afinal, toda dívida prescreve? Entenda os prazos e regras de prescrição

Além disso, apesar da crescente complexidade dos ataques, ainda é possível identificar falhas no conteúdo que os robôs criam. Portanto, qualquer levantamento de suspeitas deve ter uma investigação, como receber mensagens de fontes repentinas e a utilização de linguagem estranha, por exemplo.

Imagem: Pira25 / Shutterstock.com