Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Golpe do Telegram: golpistas criam aplicativo falso para roubar usuários

Golpistas estão usando uma versão falsa do Telegram para disseminar o malware Triada e roubar dados. Saiba como se prevenir!

Os hackers são uma ameaça crescente na era da tecnologia. Recentemente, surgiram relatos de golpistas explorando a popularidade do aplicativo de mensagens Telegram, a fim de disseminar um malware e roubar dados dos usuários.

Dessa forma, eles enganam os usuários e infectam seus dispositivos com o malware conhecido como Triada. Para se proteger contra esse tipo de ameaça, é importante que os usuários tomem algumas medidas preventivas. Leia mais!

Golpe do Telegram falso tem vírus que rouba dados

A versão falsa do Telegram é distribuída em lojas não oficiais do Android na forma de um arquivo APK, e contém o malware Triada. Esse vírus representa uma ameaça significativa, pois é capaz de coletar dados pessoais dos usuários e até mesmo acessar arquivos armazenados nos dispositivos.

Uma vez instalado, o aplicativo falso do Telegram solicita permissões sensíveis do sistema operacional, permitindo ao malware realizar diversas atividades maliciosas, como enviar mensagens, fazer chamadas, tirar fotos, gravar áudio e vídeo, acessar contatos e localização e enviar o material roubado aos golpistas.

Além disso, o Triada pode exibir anúncios indesejados e cobrar assinaturas falsas de serviços premium, obtendo informações de pagamento dos usuários.

O perigoso malware Triada

Tela de computador com vírus
Foto: solarseven/ shutterstock

O Triada é especialmente perigoso porque pode se disfarçar como um aplicativo legítimo, como o Telegram, e dessa forma consegue enganar os usuários. Descoberto pela primeira vez em 2016, o malware Triada tem diferentes módulos que podem ser utilizados pelos criminosos em suas explorações.

O contato com os servidores de comando e controle permite o envio de informações e o download de pacotes maliciosos que executam ações no dispositivo — aproveitando os privilégios de administrador. Ele opera em um nível do sistema que lhe confere controle total sobre o dispositivo infectado.

Como se proteger do golpe?

Apesar de ser perigoso, é fácil evitar cair neste golpe. Confira nossas dicas abaixo:

  • Opte por baixar aplicativos, como o Telegram, exclusivamente em fontes confiáveis, como o Play Store ou a App Store;
  • Analise atentamente as permissões solicitadas antes de instalar um aplicativo;
  • Mantenha seu sistema operacional e aplicativos atualizados com as últimas versões disponíveis;
  • Instale o app e mantenha um bom aplicativo antivírus em seu dispositivo móvel;
  • Evite acessar links suspeitos ou baixar arquivos de origem desconhecida;
  • Evite fazer root (em dispositivos Android) ou jailbreak (em dispositivos iOS), pois pode expor seu dispositivo a riscos adicionais;
  • Realize backups regulares de dados importantes, como fotos, documentos e arquivos pessoais.

Outros golpes que acontecem no Telegram

Assim como as redes sociais mais famosas, como Instagram, Facebook e Twitter, os criminosos atuam de várias formas no Telegram para enganar os usuários. Conheça abaixo os golpes mais comuns e se proteja:

Golpes de phishing

Os golpistas criam contas falsas que imitam empresas, figuras públicas ou até mesmo amigos dos usuários.

Eles enviam mensagens persuasivas com links maliciosos, que direcionam as vítimas para páginas de login falsas, onde suas informações de acesso são roubadas. Essas contas falsas também podem solicitar doações para supostas causas de caridade, mas, na realidade, o dinheiro é desviado para os golpistas.

Esquemas de pirâmide e investimento falso

Golpistas criam grupos ou canais no Telegram oferecendo oportunidades de investimento “incríveis” com retornos garantidos. No entanto, esses esquemas costumam ser fraudulentos e acabam levando as pessoas a perderem seu dinheiro.

Bots maliciosos

Alguns bots no Telegram são criados para espalhar malware ou enviar links de phishing. Esses bots podem ser disfarçados como bots úteis, como ferramentas de conversão de arquivos, mas, na realidade, são projetados para prejudicar os usuários.

Golpes de criptomoedas

Com a popularidade crescente das criptomoedas, golpistas também se aproveitam disso. Eles criam canais e grupos que prometem conselhos de investimento e oportunidades lucrativas, mas, na verdade, têm a intenção de enganar as pessoas.

Fique sempre atento

É importante lembrar que o Telegram, como qualquer plataforma de mensagens, pode ser usado para golpes e atividades maliciosas. Os usuários devem estar sempre vigilantes, evitar clicar em links suspeitos e nunca fornecer informações pessoais ou financeiras a fontes não confiáveis.

Se algo parece bom demais para ser verdade, provavelmente é um golpe. Denunciar contas suspeitas ou canais fraudulentos também é uma maneira de ajudar a proteger a comunidade no Telegram.

Coautor: João Vitor S.Caldas

Imagem: diy13/ Shutterstock. com