Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Golpistas estão aproveitando o Carnaval para aplicar fraudes financeiras; veja como se proteger!

Esteja alerta durante o Carnaval e proteja-se contra fraudes financeiras! Saiba como reconhecer golpes comuns e fique atento.

O Carnaval já mandou um recado: chegou a hora de festa, no entanto, com o aumento do consumo nos estabelecimentos, as fraudes financeiras se multiplicam nesta época.

Portanto, para evitar prejuízos, trouxemos orientações de especialistas sobre como se proteger das fraudes mais comuns durante o Carnaval. Confira e curta a folia com mais segurança!

Principais fraudes no Carnaval: Clonagem de cartões está entre as mais comuns

Mulher cabisbaixa com cartão em uma mão e celular em outra
Imagem: fizkes / shutterstock.com

Uma das fraudes mais comuns acontece quando os foliões começam a receber múltiplas notificações de compras aprovadas em seus aplicativos de banco. Esta é uma indicação de que o cartão pode ter sido clonado.

Para evitá-la, o uso do “chip e senha” ainda é a melhor opção, de acordo com Luiz M. Couto, executivo de tecnologia. Outra sugestão é fazer uso do pagamento por aproximação. No entanto, Couto destaca a necessidade de estar sempre atento para não perder o cartão de vista.

A famosa fraude da maquininha

Outro golpe comum nessa época é a fraude da maquininha, onde o vendedor cobra um valor diferente do acordado. Essa fraude pode ser realizada de diferentes maneiras, uma delas é a de que o visor da maquininha esteja danificado, dificultando a visualização do valor cobrado pelo consumidor.

“Nesta época, a pessoa, no meio da festa, precisa fazer uma compra de uma bebida ou comida e não está prestando tanta atenção.”, alerta Danilo Porto, Tech Lead na QI Tech.

Troca de cartões, um golpe clássico durante o Carnaval

Em situações de aglomeração, outro golpe comum é a troca de cartões. O golpista se disfarça de vendedor, observa a senha do cliente e faz a troca do cartão por um similar.

Por isso, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) orienta que o cliente sempre compare as informações do cartão devolvido com a quitação do recibo emitido pela maquininha.

Ataques cibernéticos aproveitando o momento de lazer

Durante o Carnaval, muitos brasileiros optam por viajar, e isso também entra no radar dos criminosos. Eles utilizam de golpes cibernéticos, como o “phishing”, para coletar dados pessoais enviando mensagens falsas com ofertas tentadoras de viagem ou acesso a eventos exclusivos.

Para se proteger desses golpes, sempre desconfie das ofertas muito atrativas e verifique a origem dos links e mensagens recebidas. Lembre-se que instituições financeiras só se comunicam por seus canais oficiais e não costumam solicitar confirmação de dados ou atualização cadastral via e-mail ou SMS.

Veja também:

Carnaval não é considerado feriado nacional. Por quê? Entenda seus direitos!

Os especialistas reforçam a importância da prevenção e da atenção redobrada durante o período de Carnaval para evitar surpresas desagradáveis e garantir a diversão sem preocupação.

Imagem: fizkes / shutterstock.com