Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Governador vai à Justiça para suspender reajuste tarifário de energia

Governador vai à Justiça para impedir reajuste no preço da energia elétrica que começaria na segunda-feira. Entenda o que está acontecendo.

Governador vai à Justiça contra novo reajuste na tarifa de energia do seu estado. A Procuradoria Geral do Estado e a Defensoria Pública entraram com uma Ação Civil Pública contestando o aumento no preço da energia elétrica. 

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) havia aprovado um reajuste de 16,25% para a tarifa de energia elétrica para o estado. O novo valor iria começar a valer a partir do próximo dia 07 de agosto (segunda-feira que vem). 

Entretanto, o governo do estado discorda do aumento, já que, com ele, a população passaria a pagar uma das maiores tarifas de energia do país. De acordo com a ação, esse crescimento pode comprometer a economia e a capacidade de subsistência da população.

Governador vai à Justiça e diretor da ANEEL suspende reajuste

O diretor-geral da ANEEL, Sandoval de Araújo Feitosa Neto, é o relator do processo do reajuste da tarifa de energia do Pará. Assim, quando o governador Helder Barbalho entrou com a ação, ele passou a receber pressão para mudar o novo percentual. 

Na ação, o procurador chefe do Pará deixa claro que o estado tem uma renda per capita menor do que a média nacional. Consequentemente, o aumento de 16,25% poderá comprometer a capacidade da população de se sustentar.

Além disso, o governador vai à Justiça para evitar um impacto maior na economia do estado. Já que o Pará é um importante player nas áreas de mineração, turismo e agronegócios. 

Envolvimento do Congresso

O governador também pediu uma interferência do Congresso no assunto. Ele quer que Câmara e Senado avaliem as altas tarifas de energia elétrica que os estados do Norte e Nordeste pagam. 

Diante da repercussão, o diretor-geral da ANEEL suspendeu o reajuste e pediu vistas para fazer uma melhor análise do novo valor da tarifa.

Imagem: mojo cp / shutterstock.com