Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Governo autoriza ampliação de jornada de trabalho de professores; saiba mais

O aumento da jornada de trabalho dos professores visa melhorar qualidade de vida dos profissionais e impactar positivamente na educação. Veja!

Recentemente, o governo do Estado do Rio de Janeiro anunciou uma novidade significativa para os professores da rede estadual de ensino. Assim, a partir de agora, será possível aos docentes optar voluntariamente por uma mudança em sua jornada de trabalho, passando das tradicionais 18 horas semanais para uma jornada ampliada de 30 horas. E

Dessa forma, essa medida, sancionada pelo governador Cláudio Castro (PL), busca atender a uma demanda antiga dos profissionais da educação. Além disso, promete influenciar positivamente na qualidade do ensino público estadual. Veja mais detalhes da medida!

Novidades na jornada de trabalho dos professores

Portanto, a principal alteração introduzida pelo decreto diz respeito à flexibilização da jornada de trabalho dos professores. Assim, aqueles que decidirem aderir ao novo regime de 30 horas semanais terão não apenas um aumento proporcional em seus vencimentos, mas também a garantia de todos os benefícios vinculados a essa carga horária, incluindo as condições de aposentadoria. 

No entanto, é importante destacar que a mudança é opcional, não afetando os direitos daqueles que preferirem manter o regime atual de 18 horas.

Dessa forma, a Secretaria de Estado de Educação (Seeduc) conduzirá o processo de seleção para os docentes interessados na migração para a jornada ampliada. Assim, esse processo seguirá critérios como tempo de serviço, lotação prioritária, entre outros fatores, garantindo uma seleção transparente e justa para todos os candidatos.

professora escrevendo em quadro negro na sala de aula
Imagem: Grusho Anna / shutterstock.com

Alinhamento à Lei de Diretrizes e Bases

À vista disso, os professores que migrarem para a jornada de 30 horas semanais terão uma divisão de horários que contempla 20 horas de aula e 10 horas dedicadas ao planejamento e estudo. Assim, essa organização visa não apenas o aprimoramento das práticas pedagógicas, mas também assegura o tempo necessário para o planejamento das aulas. 

Veja também:

Trabalhador usa camisa em homenagem a Ustra e é demitido por justa causa; entenda o caso

Dessa forma, a mudança alinha-se à Lei de Diretrizes e Bases (LDB), enfatizando a importância da preparação e do estudo contínuo na carreira docente. Enfim, os professores interessados deverão acompanhar as comunicações oficiais da Seeduc, que indicará os prazos e procedimentos para manifestação de interesse nesta nova jornada de trabalho. 

Imagem: Grusho Anna / shutterstock.com