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Governo avalia novos pedágios que podem custar R$ 44

O governo brasileiro está considerando a implementação de pedágios em um trecho rodoviário que poderá ter um custo de até R$ 44. Confira aqui.

O governo brasileiro está avaliando a implantação de novos pedágios em um trecho rodoviário que pode gerar um custo de até R$ 44 para os motoristas. A proposta de concessão do lote rodoviário denominado Ouro Preto, que abrange as rodovias BR-356, MG-262 e MG-329, foi discutida em uma audiência pública na Câmara Municipal de Ponte Nova.

Essas rodovias têm uma extensão total de 190,3 km e atravessam 11 municípios, incluindo Nova Lima, Ouro Preto e Rio Casca.

Valores exagerados e incertezas sobre reduções

Os valores dos pedágios apresentados pelo governo foram considerados exagerados por moradores e políticos presentes na audiência. A praça de pedágio em Nova Lima teria o custo de R$ 14,51, em Ouro Preto seria de R$ 11,71, em Acaiaca de R$ 11,24 e, em Ponte Nova, de R$ 6,58. Assim, o custo total para percorrer o trecho entre a região metropolitana e Rio Casca chegaria a R$ 44,04.

Apesar da possibilidade de redução de até 20% nos preços, caso os interessados na concessão se proponham a diminuí-los, não há garantias de que isso ocorrerá. O edital ainda não foi publicado, mas espera-se que seja divulgado em breve, permitindo uma análise mais detalhada das condições propostas.

Críticas e incertezas sobre melhorias e intenções do governo

Os valores elevados dos pedágios têm gerado críticas tanto da população, quanto de políticos locais. O deputado Marquinho Lemos, presidente da Comissão de Participação Popular da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, considera os preços absurdos e questiona os prazos propostos.

Ele destaca que o trecho teria um prazo de melhoria de apenas 3 anos, enquanto a concessão seria de 30 anos, levantando dúvidas sobre a cobrança antecipada sem melhorias significativas.

Houve também controvérsia em relação às intenções do governo. O vice-governador Mateus Simões havia afirmado anteriormente que não tinha a intenção de conceder a rodovia, mas a proposta estava disponível no site do governo, o que gerou questionamentos sobre sua veracidade.

Simões respondeu que há interesse público na concessão e que buscará um equilíbrio entre obras necessárias e uma tarifa viável.

Obras e recursos do acordo de Mariana

Para justificar os valores dos pedágios, o governo de Minas informou que o trecho Ouro Preto exigirá obras complexas devido às características topográficas da região. As intervenções incluem a duplicação de 67 km da BR-356, implantação de 41 km de faixa adicional, readequação de 66 km de acostamento e implantação do contorno rodoviário em Cachoeira do Campo.

O governo estuda utilizar recursos do acordo de Mariana, em fase de repactuação, para fazer aportes ao projeto ou executar parte das obras, o que poderia resultar em uma redução nos valores dos pedágios.

Imagem: Akis Douv / shutterstock.com