Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Governo cobra companhias aéreas por redução no preço de passagens

Governo pressiona companhias aéreas quanto à redução no preço de passagens. Siga com a leitura para entender a situação

Durante sua visita ao Instituto Nacional do Semiárido, em Campina Grande (PB), o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, cobrou a redução dos preços das passagens aéreas por parte das companhias aéreas. A fala do líder da pasta, feita na última sexta-feira (2), chega após o recente anúncio da Petrobras.

Ademais, na última semana, a petroleira anunciou a redução no preço da QAV (querosene de aviação) em 12,6%. Portanto, a expectativa do Governo é de que a queda no preço do combustível reflita nas passagens, beneficiando o consumidor final. Siga com a leitura para saber mais sobre a situação.

Após redução do preço da QAV, governo espera passagens mais acessíveis

Assim, somada às quedas de janeiro a maio no preço da QAV, o combustível acumula uma redução de 35%. Diante da diminuição de custos para as companhias aéreas, Alexandre Silveira destacou em sua declaração que o consumidor precisa sentir esse novo preço no bolso.

De acordo com o ministro, o Governo Federal deverá cobrar rigorosamente que as companhias aéreas reduzam os preços das passagens e não atuem com práticas abusivas referentes ao atual cenário.

“Não basta um esforço nosso na diminuição de preço dos combustíveis se essas reduções não forem capturadas na ponta da cadeia. Ela [a redução] tem que chegar na ponta, tem que chegar na bomba, tem que chegar na passagem aérea”.

Alexandre Silveira

Esforços do Governo

Além disso, Silveira ressaltou que o Governo Federal tem usado estratégias para reduzir, também, os preços de combustíveis e do gás de cozinha.

Ainda segundo fala do ministro, a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e a Agência Nacional de Aviação (Anac) trabalham juntas para monitorar os preços das passagens e garantir que as reduções dos valores cheguem até o consumidor.

Imagem: MiniStocker/ Shutterstock.com