Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Governo deve baixar juros após notícia assustadora sobre cartão de crédito

Entenda o que o governo pretende fazer para lidar com a inadimplência recorde anunciada esta semana, que passou de 50%

A inadimplência no cartão de crédito atingiu níveis alarmantes nos últimos meses, deixando os brasileiros preocupados com suas finanças. Para combater esse problema, o Ministério da Fazenda deve anunciar medidas para reduzir os juros altos do rotativo do cartão de crédito.

A informação é do Estadão/Broadcast. Segundo o veículo, o secretário de Reformas Econômicas, Marcos Barbosa Pinto reconhece a pressão da sociedade para que ocorram mudanças nos juros.

Inadimplência recorde e suas causas

Dados recentes revelam que quase um terço do saldo total de crédito no cartão de crédito rotativo e parcelado estava inadimplente em março e abril deste ano, atingindo o maior índice desde 2011. A disparada da inflação é apontada como o principal fator que contribuiu para esse aumento preocupante.

Além disso, a renda familiar sofreu muitas mudanças com o alto índice de inflação, impactando negativamente o poder de compra das famílias e o aumento da inadimplência no setor de cartões e bancos.

Além disso, a expansão dos benefícios sociais durante a pandemia resultou em uma maior disponibilidade de recursos. Como consequência, houve um relaxamento nas políticas de concessão de crédito por parte do sistema financeiro.

Entenda as medidas para reduzir os juros

Consciente da necessidade de agir diante da preocupante situação da inadimplência no cartão de crédito, o Ministério da Fazenda está empenhado em reduzir os juros altos do rotativo. Embora não haja intenção de tabelar as taxas cobradas ou eliminar o parcelado sem juros, o governo está em busca de soluções que promovam um ajuste na taxa.

Essas medidas visam beneficiar os consumidores e proporcionar condições mais favoráveis para o uso do cartão de crédito. Assim, busca-se evitar que as dívidas se acumulem e levem a situações de inadimplência.

Ademais, é importante que os consumidores também fiquem atentos, adotando uma postura consciente em relação ao uso do crédito, evitando gastos excessivos e planejando suas finanças de forma responsável.

Imagem: Andrey_Popov / shutterstock