Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Governo e apps de transporte chegam a acordo para benefícios a trabalhadores; confira

O governo federal e as empresas de aplicativos de transporte, como Uber e 99, finalmente chegaram a um acordo. Confira!

Recentemente, o governo federal e as empresas de aplicativos de transporte, como Uber e 99, finalmente chegaram a um acordo, garantindo salários mínimos e benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para motoristas. Assim, o acordo, que teve 10 meses de negociações, representa um marco importante para os direitos dos trabalhadores deste setor.

Assim, a apresentação da proposta legislativa resultante do acordo ao Congresso Nacional ocorrerá na próxima segunda-feira (04), em uma cerimônia com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). No entanto, vale ressaltar que as novas regras se aplicam apenas aos aplicativos de transporte de passageiros, excluindo os aplicativos de entrega, como iFood e Rappi. Veja mais detalhes!

Benefícios para trabalhadores de app de transporte

Portanto, o salário mínimo e a contribuição ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) dos trabalhadores de app de transporte terão como base o salário mínimo (R$ 1.412 em 2024). Dessa forma, ainda que não haja vínculo formal de trabalho, haverá uma garantia de pagamento mínimo de R$ 8,02 por hora trabalhada para esses profissionais.

Assim, as empresas contribuirão com uma alíquota de 20% ao INSS, enquanto os trabalhadores complementarão com uma taxa de 7,5%. Dessa forma, essas taxas se aplicarão ao “salário de contribuição”, que constitui apenas 25% dos rendimentos totais dos motoristas.

Motorista de aplicativo de transporte apontando dedo para celular enquanto segura o volante com a outra mão.
Imagem: Max4e Photo/ Shutterstock.com

Impacto da regulamentação

Enfim, para as empresas de aplicativos de transporte o acordo foi vantajoso porque ele proporciona mais segurança e previsibilidade jurídicas. Assim, evitando processos junto à Justiça, o que vinha ocorrendo com frequência.

Veja também:

IRPF 2024: prazo para entregar informe de rendimentos acaba hoje (29)

Já para o governo federal o acordo também tem valor político, pois pode ser apresentado como uma medida de proteção aos trabalhadores autônomos, proporcionando-lhes segurança previdenciária. Já que Lula já se manifestou anteriormente sobre a condição dos trabalhadores de aplicativos, comparando-a à escravidão.

Imagem: WESTOCK PRODUCTIONS / Shutterstock.com