Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Governo estuda novo benefício integrado ao CadÚnico; confira

O governo anunciou que, em breve, será criado um novo programa social integrado ao CadÚnico. Confira mais detalhes!

Em outubro de 2001, o governo de Fernando Henrique Cardoso (PSDB) criou o Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), visando obter informações e identificar as famílias brasileiras em situação de vulnerabilidade socioeconômica. O objetivo, portanto, era incluí-las em programas de transferência de renda e sociais.

Recentemente, Wellington Dias (PT), ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), anunciou que em breve, muito provavelmente em 2024, será criado um novo programa social integrado ao CadÚnico. Confira mais detalhes!

Bolsa por frequência escolar

Imagem de celular mostrando tela inicial do aplicativo CadÚnico
Imagem: Sidney de Almeida / Shutterstock.com

O novo benefício que contemplará aqueles que estiverem inscritos no CadÚnico será uma bolsa, destinada a combater a evasão escolar dos alunos no 9º ano do Ensino Fundamental II. Além disso, beneficiará alunos dos três anos do Ensino Médio, séries com o maior índice de desistência.

Dessa forma, segundo o ministro, o benefício será depositado em uma poupança, e funcionará como um ‘prêmio’ pela frequência e aprovação no final de cada ano.

De acordo com Dias, a proposta ainda está em debate. Para o ministro, até o final deste ano, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve tomar uma decisão. Além da integração com o CadÚnico, o programa social contará com a participação da rede de educação e também dos estados e municípios.

Como se inscrever no CadÚnico

Como dito anteriormente, para receber a bolsa, além de estar nas séries escolares contempladas pelo benefício, será preciso que o aluno se inscreva no CadÚnico. Para isso, é necessário que a família tenha renda mensal de até meio salário mínimo (R$ 660,00 em 2023) por pessoa.

Veja também:

R$ 52 milhões na sua conta Caixa; veja como ganhar essa grana

Os interessados precisam fazer o pré-cadastro no site ou aplicativo CadÚnico (disponível para Android e iOS). Por fim, em até 240 dias (8 meses), a família deve comparecer ao Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) com os documentos necessários.

Imagem: Sidney de Almeida / Shutterstock.com