Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Governo faz importante alerta a beneficiários do CadÚnico; confira

O governo alertou os beneficiários do Bolsa Família sobre golpes que têm como intuito o roubo de dados do CadÚnico. Veja

Em recente comunicado, a Prefeitura de Aracaju alertou beneficiários do Bolsa Família sobre golpes que têm como intuito o roubo de dados do Cadastro Único para programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e/ou o saque do benefício do programa social.

Assim, nos últimos meses, há diversos relatos de beneficiários do programa em todo o Brasil, incluindo Aracaju, que têm sido alvos de tentativas de golpe por e-mail. Além disso, o golpe também ocorre via WhatsApp ou SMS com links solicitando atualização cadastral ou coleta de informações pessoais. 

Dessa forma, a orientação da prefeitura é nunca acessar esses links e informar imediatamente por meio do Disque Social 121 caso recebam esse tipo de mensagem. Veja mais detalhes!

Atualização cadastral

Portanto, a atualização do CadÚnico deve ocorrer pessoalmente, nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras). Além disso, vale destacar que as comunicações oficiais do Governo Federal e da Caixa Econômica Federal com os beneficiários do Bolsa Família acontecem através de mensagem no extrato de pagamento do Bolsa Família.

Além disso, o governo federal também envia mensagens nos aplicativos do Bolsa Família (disponível para Android e iOS), Caixa Tem (disponível para Android e iOS) ou CadÚnico (disponível para Android e iOS) ou por carta.

Imagem de celular mostrando tela inicial do aplicativo CadÚnico
Imagem: Sidney de Almeida / Shutterstock.com

Benefício do CadÚnico

À vista disso, é importante ressaltar que o CadÚnico é a porta de entrada a diversos programas sociais do Governo Federal. Assim, além do Bolsa Família, por meio desse cadastro é possível acessar o Benefício de Prestação Continuada (BPC), Tarifa Social de Energia Elétrica, Minha Casa Minha Vida, Carteira da Pessoa Idosa, entre outros.

Veja também:

INSS: confira o calendário de pagamentos de março

Assim, podem se inscrever no CadÚnico as pessoas que cumprem os seguintes requisitos:

  • Ter renda familiar mensal de até meio salário mínimo (R$ 706) por pessoa;
  • Ter renda mensal familiar total de até três salários mínimos (R$ 4.236) por mês;
  • Famílias com renda maior que três salários mínimos, contanto que estejam vinculadas a programas sociais do governo;
  • Famílias unipessoais – pessoas que moram sozinhas;
  • Pessoas que vivem em situação de rua — sozinhas ou com a família.

Imagem: Sidney de Almeida/shutterstock.com