Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Governo faz importante comunicado para quem declara Imposto de Renda

Os critérios para restituição do Imposto de Renda 2023 já foram divulgados. Confira como fazer parte da lista de quem recebe primeiro.

O período de entrega da declaração do IR já está na reta final e quem quer receber a restituição no primeiro lote precisa se apressar. Isso pois, conforme a Receita Federal, apenas as declarações enviadas até o dia 10 de maio estarão habilitadas para o recebimento dos valores no dia 31 de maio.

É importante lembrar que pagamento inicial é destinado somente aos contribuintes que estão na lista de prioridades, seguindo uma ordem estabelecida pela Receita. Assim, irá receber quem tem 80 anos ou mais, seguidos por aqueles com a partir de 60 anos.

Além disso, o primeiro lote também contempla pessoas com deficiência e portadoras de doença grave, contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério, os que optaram pela pré-preenchida e aqueles que escolheram receber o valor por Pix. Os demais ficarão para as próximas listas.

Outros prioritários na restituição do Imposto de Renda

A novidade deste ano é que a lista de prioridades aumentou, com a inclusão de quem opta pelo Pix como forma de restituição. Além disso, a declaração pré-preenchida também ganhou mais adeptos. Nesse sentido, até o momento, cerca de 3,1 milhões de contribuintes já utilizaram essa opção, o que representa um aumento em relação ao ano passado.

Ademais, é importante lembrar que o número de contribuintes que será incluído no primeiro lote depende do volume de restituições a serem pagas. Se houver muitos prioritários com montantes altos, menos pessoas serão contempladas no pagamento inicial.

Por outro lado, se houver diversos cidadãos na lista de prioridade e com valores baixos a receber, mais pessoas serão incluídas na lista.

Lotes de restituição do IR para 2023

Após o primeiro lote, serão divulgadas mais quatro listas entre junho e agosto, sempre no último dia útil de cada mês. A ordem seguirá a relação de contribuintes prioritários e a data de entrega. Vale lembrar que não receber logo no começo não é necessariamente ruim.

Isso pois, para quem não precisa do dinheiro imediatamente, deixar a quantia rendendo para esperar os pagamentos posteriores é uma opção de investimento interessante, já que o valor é corrigido pela taxa básica de juros da economia, a Selic, que atualmente está em 13,75%.

Por fim, confira abaixo o calendário de transferência: 

1º lote: 31 de maio;

2º lote: 30 de junho;

3º lote: 31 de julho;

4º lote: 31 de agosto;

5º lote: 29 de setembro.

Imagem: Lais Monteiro / shutterstock.com