Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Governo lança nova orientação para sacar retroativos do Bolsa Família

Governo anuncia diretrizes para sacar retroativos do Bolsa Família. Fique informado sobre as novas orientações e saiba como proceder.

A última semana de outubro traz novidades para os beneficiários do programa Bolsa Família. Devido a mudanças no processo para sacar as parcelas atrasadas e ao fim do bloqueio para muitos beneficiários, os pagamentos do benefício que estavam bloqueados agora estão disponíveis para saque.

Dedicaremos este artigo para explicar essas mudanças e esclarecer como sacar os retroativos do Bolsa Família. Além disso, falaremos sobre a possibilidade de reajuste do programa e a data de pagamento para o próximo mês.

Saque dos retroativos

Antes das mudanças, para sacar o valor do Bolsa Família, o beneficiário precisava apresentar um documento de identidade em uma agência da Caixa Econômica Federal ou usar o cartão do Bolsa Família/Cartão Cidadão em caixas eletrônicos.

Entretanto, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS) anunciou uma alteração nesse processo para quem precisa sacar as parcelas atrasadas. De acordo com Caroline Augusta Paranayba Evangelista, diretora de uma das secretarias da pasta, houve uma modernização no processo.

retroativos do Bolsa Família
Imagem: rafapress / shutterstock.com

Assim, uma solução tecnológica do MDS resgata essa parcela e a direciona para a conta bancária do responsável pela família quando o Bolsa Família é desbloqueado. Essa mudança elimina a necessidade de ir à Caixa e enfrentar longas filas para sacar os retroativos do Bolsa Família.

Veja também:

PÉSSIMA notícia para beneficiários do Bolsa Família: alerta para todos os NIS

Qual a expectativa para o reajuste do Bolsa Família?

Com a aproximação do fim do ano, muitos beneficiários do Bolsa Família têm expectativas de um aumento no valor mensal recebido. O ministro do MDS, Wellington Dias, em entrevista à TV Senado, falou sobre possibilidades de reajuste no próximo ano.

Além disso, segundo o calendário divulgado pelo governo, o pagamento do Bolsa Família em novembro começa no dia 17 e vai até o dia 30. Os depósitos são organizados de acordo com o final do NIS (Número de Identificação Social) de cada beneficiário.

Em outubro também ocorreu o pagamento do Auxílio Gás, no qual o valor médio nacional (R$ 106,00 em outubro) do botijão de gás de cozinha de 13 kg é pago a cada dois meses. Portanto, em novembro, não haverá o pagamento desse auxílio. Por fim, se o seu benefício ainda está bloqueado, o MDS já divulgou as datas limites para atualização cadastral, para, assim, evitar o bloqueio ou cancelamento do beneficiário.

Imagem: Adao / Shutterstock.com