Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Brasileiros não vão trabalhar nesta sexta-feira (3)?

Saiba quais são as regras para a emenda do feriado e veja quais funcionários deverão trabalhar na sexta-feira.

No Brasil é comum que no dia seguinte ao feriado também seja folga. Por exemplo, o dia 2 de novembro (Dia de Finados) é um feriado nacional e cai em uma quinta-feira. Assim, o dia 03 também pode se tornar um feriado. Entretanto, várias pessoas vão trabalhar na sexta-feira.

Não existe nenhuma legislação no Brasil que determine que os dias entre os feriados e os finais de semana também sejam folga. Contudo, essa é uma prática comum em diversas empresas, escolas e até no funcionalismo público.

Como não existe nenhuma regra sobre o tema, ela acaba sendo um acordo entre o empregador e o funcionário. Portanto, trabalhar na sexta-feira depois do feriado não infringe nenhuma lei trabalhista brasileira.

Quem vai trabalhar na sexta-feira?

Como dissemos, trabalhar na sexta-feira, ou não, depende do empregador. Por exemplo, este ano, o governo federal determinou que não haverá ponto facultativo no dia 03 de novembro. Então, os servidores do executivo nacional de todo o país vão atuar normalmente depois do feriado.

Veja também:

Governo lança nova orientação para sacar retroativos do Bolsa Família

No caso dos servidores estaduais e municipais, essa decisão cabe aos estados e municípios do país. O Distrito Federal, por exemplo, também determinou que não haverá ponto facultativo no próximo dia 03.

Um dos motivos para essa decisão pode estar relacionado com o dia 15 de novembro. Ele também é um feriado nacional em que os servidores públicos não trabalharão. Assim, são duas folgas obrigatórias em 2 semanas.

Pessoas "batendo ponto" quando chegam para trabalhar
Imagem: DoorZone / Shutterstock.com

Trabalhador da iniciativa privada

De acordo com a CLT, os trabalhadores devem ganhar folga apenas nos dias dos feriados nacionais. Portanto, eles deverão trabalhar na sexta-feira. Contudo, empregador e funcionários podem entrar em um acordo para conseguir a liberação desse dia extra.

Nesse caso, o trabalhador precisa se comprometer a compensar as horas de trabalho referentes ao dia 03 de novembro. Assim, ele pode escolher trabalhar mais algumas horas durante a semana ou “pagar” todas as horas em um sábado.

Imagem: DoorZone / Shutterstock.com