Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Governo lança novo benefício para moradores de rua

O governo anunciou uma novidade que irá auxiliar muitos moradores de rua pelo Brasil. Saiba mais sobre essa iniciativa!

O Governo Federal apresentou uma novidade em relação aos moradores de rua. Em uma iniciativa do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), houve a instalação do chamado Programa Pontos de Apoio da Rua (PAR).

Esse benefício tem como objetivo que pessoas em situação de rua possam realizar atividades envolvendo de cuidado e de higiene pessoal. Saiba mais informações sobre como funciona essa medida na sequência.

Novidade do governo aos moradores de rua para cuidado e higiene

pessoa em situação de rua na calçada em frente a um estabelecimento comercial, com um carrinho de supermercado com pertecences ao seu lado
Imagem: Luis War/ Shutterstock.com

O PAR será o responsável por destinar recursos para a implementação de espaços públicos que farão o atendimento e oferecerão apoio à população de rua. Nesses espaços, essas pessoas terão acesso à higienização e ao cuidado.

Veja também:

Serviços do Nubank ficarão indisponíveis nesta sexta-feira (17/11); saiba mais

A publicação dessa novidade do governo aos moradores de rua no Diário Oficial da União (DOU) aconteceu na última quinta-feira (16). Nesse sentido, o ministério informou que a implementação desses espaços se dará em cidades que possuem mais de 500 mil habitantes.

Além de receber informações sobre cuidados básicos e higiene pessoal, essa população poderá guardar seus pertences nesses espaços. Ainda, eles irão ter acesso a informações sobre os demais serviços e seus direitos como cidadãos.

Quais serão os locais escolhidos para implementar o PAR?

A escolha de onde ficarão esses espaços do governo para auxiliar os moradores de rua será feita em parceria com entidades da sociedade civil. Isso acontecerá, porque essas organizações já possuem experiências prévias com essa realidade.

Assim, ainda haverá a articulação com unidades da proteção social especial do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Sendo assim, os espaços poderão funcionar nas próprias entidades, em lugares cedidos pelo poder público ou ainda em imóveis alugados para esse fim.

Por fim, essa novidade será viabilizada através de doações de materiais de consumo e de equipamentos por parte de empresas públicas e privadas.

Imagem: Luis War/ Shutterstock.com