Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Governo libera novo benefício do BPC; confira

O governo federal anunciou a criação de uma nova medida que beneficia aqueles que recebem o BPC. Confira mais detalhes!

Recentemente, o governo federal anunciou a criação de uma nova medida que isenta os beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC) do pagamento das prestações de imóveis financiados pelo programa habitacional Minha Casa, Minha Vida.

Assim, a implementação dessa nova política facilita o acesso à moradia sem a necessidade de despesas adicionais para aqueles que recebem o BPC. Atualmente, segundo o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), responsável pelo benefício assistencial, há cerca de 4,7 milhões de idosos e pessoas com deficiência de baixa renda que recebem o BPC.

Novo benefício do BPC

Primeiramente, vale destacar que a nova medida é aplicável apenas para novos contratos. Assim, as famílias que, por acaso, estejam pagando financiamento e também sejam beneficiárias do BPC, receberão isenção de pagamento das futuras parcelas. Diante disso, o Ministério das Cidades estima que cerca de 150 mil membros do BPC se encaixam nessa situação.

Veja também:

Magalu fará queima de estoque nesta sexta-feira (05); veja como aproveitar

No entanto, as novas regras aguardam a regulamentação pela Caixa Econômica Federal, responsável pelos financiamentos. Então, após 30 dias, as cobranças serão automaticamente suspensas para as famílias elegíveis, com prazo de até 180 dias para a regularização do contrato pelo agente financeiro.

Logo do BPC
Imagem: Reprodução / BPC

Quem tem direito ao BPC em 2024

Por fim, vale destacar que para ter direito ao BPC não é preciso ter contribuído com o INSS. No entanto, é preciso cumprir os seguintes requisitos:

  • Mínimo de 65 anos ou deficiência comprovada;
  • Ser brasileiro nato ou naturalizado;
  • Nacionalidade portuguesa – comprovar que reside no Brasil;
  • Cadastro atualizado no CadÚnico há menos de dois anos;
  • Renda familiar de até 1/4 do salário mínimo (R$ 353 em 2024) por pessoa;
  • Não receber outro benefício do INSS, nem de outro regime.

Enfim, para solicitar o benefício é possível dar entrada pela internet no portal Meu INSS, tanto no site quanto no aplicativo (disponível para Android e iOS).

Imagem: Reprodução / BPC