Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Governo libera saque em 2024! Mas que dinheiro é esse?

O Governo pode liberar um novo saque ao longo do ano de 2024. Saiba mais informações sobre esta possibilidade!

Um tipo de saque que o governo brasileiro liberou em 2019 tem se mostrado uma solução muito útil para os trabalhadores com carteira assinada. Logo, trata-se do saque-aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

Dessa forma, em 2024, uma nova modalidade de saque terá a sua implementação, trazendo flexibilidade para os trabalhadores no uso de seus recursos. Continue a leitura para mais informações!

Governo pode liberar novo saque em 2024

Mão segurando dinheiro, em notas de 50 e 100 reais.
Imagem: Vergani Fotografia / shutterstock.com

A possibilidade de sacar até 50% do saldo da conta de FGTS uma vez por ano, no mês de aniversário do trabalhador, vem causando debates sobre seu impacto e continuidade. Entretanto, as mudanças previstas para 2024 parecem beneficiar ainda mais os trabalhadores. Atualmente, a modalidade de saque funciona da seguinte forma:

  • Os trabalhadores podem escolher como deseja utilizar o saque-aniversário do FGTS, desde que estejam dentro dos requisitos de elegibilidade, como ser maior de 18 anos e possuir conta na Caixa Econômica Federal;
  • O valor para saque é de 5% a 50% do saldo total das contas do FGTS, com um adicional fixo que pode variar de 50 a 2.900 reais, a depender do saldo total acumulado;
  • Os saques são permitidos uma vez por ano, no mês de aniversário do trabalhador e deve ser feito de forma planejada para não perder as datas.

Contudo, vale lembrar, que optar pelo saque-aniversário implica que em caso de demissão, o trabalhador terá acesso apenas à multa rescisória, o restante ficará retido na conta.

Quais são as alterações previstas para 2024?

O governo está elaborando um projeto de lei que sugerem algumas alterações sobre o saque-aniversário para 2024.

Veja também:

Saque Emergencial do FGTS: confira a lista de comtemplados de março

Entre elas, está a permissão para o saque total do valor do FGTS em casos de trabalhadores demitidos sem justa causa. Atualmente, há a permissão de retirar apenas 40% dessa quantia. Porém, este projeto ainda precisará ter sua análise e envio ao Congresso Nacional para aprovação.

Imagem: Vergani Fotografia / shutterstock.com