Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Governo Lula liberou TVs 4K e PlayStation em presídios?

Um vídeo afirma que o presidente Lula está liberando itens tecnológicos, como PS5, para detentos de um presídio. Saiba se isso é verdade!

Nos últimos dias, tem circulado informações controversas a respeito da suposta liberação de TVs 4K e PlayStation nos presídios, durante o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Essa notícia tem gerado debates acalorados e despertado o interesse da opinião pública.

Os comentários vieram por meio da publicação de um vídeo nas redes sociais. A mídia alega falsamente que Lula teria sido o responsável por equipar o Complexo Penitenciário de Bangu com aparelhos tecnológicos de ponta.

No vídeo, TVs 4K, óculos de realidade virtual e videogames de última geração — incluindo o PS5 com o jogo mais recente da Fifa — são citados como itens que o presidente teria liberado. Contudo, essa notícia é falsa. Entenda os motivos!

Qual é a origem dessa fake news sobre Lula?

No vídeo, o perfil também inclui um trecho do telejornal RJ2, da Rede Globo, no qual a apresentadora menciona uma lista de aparelhos solicitados pela secretaria penitenciária. Além disso, é afirmado que os presos teriam acesso a esses equipamentos nos 19 centros educacionais.

Esses centros educacionais são os que operam dentro dos presídios no Rio de Janeiro, inclusive nas unidades em que líderes de facções estão detidos. Nesse sentido, a fake news envolvendo Lula surgiu de um fato verídico. 

Isso porque esse projeto é uma iniciativa da Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro. No entanto, o chamado ‘Sala Makers’ foi lançado em 2021, ainda na gestão do ex-presidente Jair Messias Bolsonaro. 

O governador que sancionou o projeto foi o próprio Cláudio Castro, candidato reeleito e que está no comando do estado do Rio de Janeiro. Inclusive, ele integra o mesmo partido do ex-presidente Bolsonaro, o PL.

A Sala Makers realmente funciona?

Apesar de aprovado, a iniciativa ainda não funciona em nenhuma unidade educacional. Nesse sentido, devemos destacar também que o projeto tem o objetivo de alcançar todas as unidades de educação. 

Ou seja, não foi instituído somente para a população carcerária do estado. Essa é uma iniciativa voltada para a melhoria do ambiente educacional, visando proporcionar recursos tecnológicos aos alunos e promover um ensino mais moderno e inovador.

Por fim, a Secretaria de Educação informou que até o momento nenhum ambiente educacional recebeu nenhum dos itens tecnológicos. Ou seja, nem as escolas estaduais e tampouco os presídios. 

Imagem: Isaac Fontana / Shutterstock.com