Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Governo Lula quer fazer mudanças nas regras dos concursos públicos

Prestar concurso público exige dedicação e horas de estudos. Quem destina boa parte de seu dia a dia para esta tarefa é chamado de concurseiro e a busca pela aprovação é difícil, pois a concorrência é grande. Agora, o governo federal está propondo algumas mudanças neste processo.

Assim, o Projeto de Lei que está em discussão no Senado aponta algumas modificações na classificação, acréscimo de testes psicotécnicos, cursos de formação e até provas online. Nesse sentido, o objetivo, segundo o governo, é qualificar o acesso dos candidatos e selecionar profissionais mais preparados para a função.

Veja as principais mudanças propostas para concursos públicos

A proposta de modificações nas regras dos concursos públicos já foi aprovada na Câmara dos Deputados em 2022 e agora está tramitando no Senado. De acordo com o jornal Folha de São Paulo, o projeto conta com o apoio do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).  

As alterações têm como intenção qualificar o acesso dos candidatos, ampliar a concorrência, fornecer segurança jurídica e a possibilidade de selecionar profissionais eficientes para os cargos públicos. Desse modo, veja as mudanças que compõem o Projeto de Lei:

  • Novos requisitos como forma de avaliação: provas escritas, objetivas, dissertativas e orais (conhecimento); simulação de tarefas e testes físicos (habilidade); avaliação psicológica ou teste psicotécnico (competência);
  • Prova online: pode ser usada de forma total ou parcial, em ambiente digital controlado e seguro; prevê igualdade de acesso à ferramenta;
  • Formação prévia: realização de curso de formação, que pode ser classificatório, eliminatório ou eliminatório e classificatório; etapa realizada após prova de seleção; matrícula obrigatória e presença em 85% do curso.

Cerca de 8 mil concursos estão previstos para este ano

Segundo o jornal O Globo, o governo federal pretende ofertar 8 mil vagas através de concurso público. Tal feito será possível devido à aprovação da PEC da Transição, ocorrida no final do ano passado. Isso pois ela possibilitou uma brecha no orçamento para a realização de certames neste ano.

Assim, se as novas regras forem aprovadas, as mudanças acontecerão nas provas que ainda terão editorial divulgado. Ademais, serão aplicadas em seleções feitas em nível federal, estadual e municipal.

Imagem: AimPix / Shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital