Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Governo me removeu do Bolsa Família: consigo recuperar o cadastro?

Por conta da reformulação do programa, alguns beneficiários podem perder o Bolsa Família. O que pode ser feito nessa situação? Veja!

Em virtude de suspeitas de fraudes na concessão de milhões de benefícios do Auxílio Brasil, o Governo Federal, antes de oficializar a reformulação do programa, que a partir do próximo mês será chamado de Bolsa Família, realizou uma análise nos registros do Cadastro Único (CadÚnico). 

O Bolsa Família existe desde 2003, sendo instituído na primeira gestão presidencial de Lula. Hoje, após vinte anos, o programa social é o maior do Brasil e continua mantendo seu objetivo de emancipar famílias em situação de vulnerabilidade social. 

Contudo, essa análise efetuada pelo Governo Federal, também chamada de pente-fino, fez com que alguns beneficiários fossem cortados do programa. Diante disso, entenda se é possível recuperar o cadastro no Bolsa Família para continuar recebendo o benefício. 

Quem pode se recadastrar no Bolsa Família?

Durante a gestão do ex-presidente Jair Messias Bolsonaro, o Auxílio Brasil alcançou um recorde de inscritos. O número é compreensível devido à grande crise econômica causada na pandemia.

Muitas famílias tiveram impactos financeiros e o número de pessoas em situação de pobreza e extrema pobreza aumentou. Contudo, o Tribunal de Contas da União (TCU) suspeitou da quantidade de pessoas que alegaram morar sozinhas, ou seja, famílias unipessoais.

Por isso, a reformulação se fez necessária. A ministra do Planejamento, Simone Tebet, especula que dos 10 milhões de beneficiários que passaram pela análise, cerca de 2,5 milhões perderão o benefício social. 

O ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, afirma que só serão cortados do Bolsa Família aqueles que não cumprirem os requisitos do programa. Portanto, caso a pessoa perca o benefício, mas cumpra as exigências, ela pode se cadastrar de novo no CadÚnico. 

Registro no CadÚnico 

Para se registrar, é possível fazer um pré-cadastro online não obrigatório, por meio do site do CadÚnico, ou comparecer presencialmente em um Centro de Referência em Assistência Social (CRAS). 

Para isso, é necessário que um responsável familiar efetue a inscrição da família. É preciso estar com o documento de todos os integrantes em mãos. Assim, com o cadastro realizado, o Bolsa Família pode ser solicitado novamente.

Confira, a seguir, as exigências do Bolsa Família:

  • não ter renda mensal familiar superior a R$ 210 por cada integrante;
  • crianças e jovens devem ter no mínimo 75% de frequência escolar;
  • gestantes devem realizar o pré-natal no Sistema Único de Saúde (SUS);
  • crianças de até 7 anos devem estar com o cartão de vacina atualizado.

Imagem: Rafapress / Shutterstock