Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Governo pode fornecer o cartão do Banco do Brasil para você pagar o aluguel; saiba como

Saiba quem tem direito a esse auxílio em que o governo paga o seu aluguel, e como se inscrever no programa.

Governo pode pagar o seu aluguel: o Governo de São Paulo, por meio do Programa Bolsa do Povo, está proporcionando uma nova forma de auxílio às famílias impactadas por situações de emergência ou calamidade. No entanto, agora, o Auxílio Moradia, destinado a despesas temporárias com moradia, será concedido através de um cartão emitido pelo Banco do Brasil.

Assim, o auxílio passa a fazer parte do programa que une diversos outros benefícios sociais. A seguir, vamos explicar quem pode receber o benefício e como adquirir o cartão do Banco do Brasil para você pagar o aluguel.

Quem pode receber o benefício?

Miniaturas de casas e moedas empilhadas ao redor
Imagem: Zephyr_p / shutterstock.com

Para se qualificar para o Auxílio Moradia, as famílias devem atender a uma série de critérios:

  • Ser vítima de emergência ou calamidade, com atestado da Defesa Civil Municipal e indicada pelo município;
  • Não ser proprietário, usufrutuário, nu-proprietário ou promitente comprador de imóvel em qualquer parte do território nacional;
  • Não ter recebido atendimento habitacional em programas da CDHU ou de outros agentes promotores de habitação de interesse social;
  • Estar com o CPF regular junto à Receita Federal;
  • Residir no Estado de São Paulo;
  • Possuir renda familiar máxima de até 5 salários-mínimos mensais, com exceções para famílias com renda entre 5 e 10 salários-mínimos;
  • Não receber auxílio com finalidade similar de outras esferas de governo, exceto complemento pelo Município.

Veja também: Magalu tem crescimento nas vendas

Governo pode te dar cartão do Banco do Brasil para você pagar o aluguel

A manutenção do Auxílio Moradia requer a atualização anual do cadastro no mês de aniversário do titular do benefício. Durante esse processo, as famílias devem apresentar documentos que comprovem o endereço de moradia provisória no Estado de São Paulo, atualização do núcleo familiar e da renda.

Nesse contexto, não há processo de inscrição para o recebimento do benefício, mas é fundamental que as famílias se enquadrem nos critérios estabelecidos. Além disso, a não realização da atualização cadastral no prazo estabelecido resultará na suspensão do pagamento do auxílio-moradia.

Por fim, em casos de não regularização em até 3 meses, os atendimentos habitacionais, tanto provisórios quanto definitivos, sofrem cancelamento de forma definitiva.

Imagem: Zephyr_p / Shutterstock.com