Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Governo pretende ACABAR com TODAS as suas dívidas? Saiba tudo sobre o novo programa

Entenda se será possível acabar com todas as suas dívidas com novo programa do governo e saiba quem poderá participar.

Na segunda-feira (05), o presidente Lula (PT) assinou a Medida Provisória que cria o novo programa de renegociação de dívidas do governo. A ideia é criar as condições para que a população possa acabar com as suas dívidas e sair da inadimplência.

O programa Desenrola foi uma promessa de campanha de Lula durante as eleições de 2022. O objetivo é que as famílias de baixa renda consigam pagar as suas dívidas e regularizar o CPF. Entretanto, o programa acabou demorando mais do que a equipe econômica previa.

O principal motivo para isso foi a elaboração de um sistema eletrônico capaz de operacionalizar o Desenrola. Isso porque 4 atores diferentes precisam interagir ao mesmo tempo: o governo, os credores, a pessoa inadimplente e, por fim, os bancos.

Como quitar as dívidas com o Desenrola?

A primeira coisa que é preciso entender é que o governo não vai perdoar as dívidas dos brasileiros. O novo programa vai garantir o pagamento dos créditos que cumprem alguns requisitos.

A plataforma do Desenrola vai permitir que credores e devedores consigam negociar o pagamento da dívida com condições especiais. Assim, dependendo da quantidade de desconto que o credor oferecer, o Tesouro entrará como garantidor da operação.

Ou seja, se o devedor deixar de pagar as parcelas conforme o acordo, o Tesouro vai pagar a dívida junto ao credor. As inscrições para participar do programa começam em julho deste ano.

Quem pode participar?

Conforme as informações que o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, passou ontem (5), o Desenrola é voltado para as pessoas de baixa renda. Assim, apenas quem recebe até 2 salários mínimos e tem dívidas de até R$ 5 mil inscritas nos sistemas de proteção ao crédito poderão participar.

Além disso, não é possível acabar com todas as dívidas. Primeiro, porque elas devem ser, no máximo, de dezembro de 2022. Segundo, que a empresa credora precisa participar do programa. Dessa forma, pessoas que devem a credores que não aderiram ao Desenrola não poderão aproveitar as vantagens.

Veja também o nosso vídeo explicando como o programa funciona:

Imagem: wutzkohphoto / Shutterstock.com