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Governo pretende impulsionar empreendedorismo feminino; confira como

Descubra a inovadora Estratégia Nacional de Empreendedorismo Feminino, promovendo igualdade e apoio no Brasil

Nesta quinta-feira (11), o Brasil deu um passo significativo em direção à igualdade de gênero no ambiente empresarial com a criação da Estratégia Nacional de Empreendedorismo Feminino. Assim, essa medida visa transformar o cenário econômico, oferecendo mais oportunidades para mulheres empreendedoras.

Dessa forma, a “Estratégia Elas Empreendem” tem como finalidade promover a inclusão social e econômica das mulheres através do empreendedorismo. Assim, com a criação do Comitê de Empreendedorismo Feminino, o governo brasileiro busca estabelecer um apoio robusto às mais de 10,3 milhões de mulheres empreendedoras do país. Veja mais detalhes da iniciativa!

Estratégia Elas Empreendem

Portanto, a iniciativa pretende criar um ambiente de negócios favorável, aumentar a renda e a sustentabilidade de empreendimentos liderados por mulheres, além de facilitar o acesso a políticas e serviços públicos de empreendedorismo. 

Além disso, um dos focos é priorizar mulheres que fazem parte do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Dando atenção especial àquelas autodeclaradas pretas ou pardas, promovendo assim a equidade étnico-racial. Dessa forma, confira as principais diretrizes da “Estratégia Elas Empreendem”:

  • Aumento da inclusão socioprodutiva;
  • Expansão do acesso à tecnologia e inovação;
  • Facilitação do acesso ao crédito;
  • Promoção da educação empreendedora.

Assim sendo, estes eixos guiarão a elaboração de um plano de ação eficaz, enquanto a formação do Comitê de Empreendedorismo Feminino garantirá a coordenação, implementação e monitoramento dessas iniciativas.

Mulher utilizando avental e segurando um tablet, em frente à porta de uma empresa.
Imagem: Rido / Shutterstock.com

Parcerias para impulsionar o empreendedorismo feminino

À vista disso, para a implementação da Estratégia Elas Empreendem, serão fundamentais as parcerias com o setor privado e a sociedade civil. Conforme apontado por Renata Malheiros, especialista em empreendedorismo feminino do Sebrae, esta interdisciplinaridade reflete a diversidade das mulheres no empreendedorismo, presentes em todos os segmentos da economia.

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Enfim, através dessa iniciativa, espera-se não apenas impulsionar o empreendedorismo feminino no Brasil, mas também enfrentar desafios culturais, como a dupla jornada de trabalho enfrentada por muitas mulheres.

Imagem: Rido/shutterstock.com