Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Pesquisa revela que medo de demissão no Brasil diminuiu em 2024

Saiba mais informações sobre a pesquisa que aponta uma redução no medo de demissão entre os brasileiros em 2024!

Recentemente, uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) revelou uma mudança significativa na percepção dos brasileiros quanto ao medo de demissão. Assim, mais da metade da população (52%) agora diz ter pouca ou nenhuma preocupação com a possibilidade de desemprego.

Dessa forma, saiba mais informações sobre os fatores que contribuem para essa mudança e como ela se reflete na economia e no cotidiano dos brasileiros. Continue a leitura!

Medo de demissão por parte dos brasileiros diminuiu neste ano

profissional levando seu pertences embora numa caixa de papelão após ser demitido.
Imagem: tsyhunv/ shutterstock.com

Apesar da diminuição do número de pessoas com medo de demissão, em contrapartida, existe ainda uma parcela da população que manifesta apreensão em relação à estabilidade no emprego. Dados da mesma pesquisa indicam que 15% dos entrevistados possuem um medo moderado de serem demitidos, enquanto 31% revelam ter um grande temor em relação a essa possibilidade.

Ademais, este estudo abrangente contou com a participação de 2.012 brasileiros de diferentes regiões, durante o mês de fevereiro, oferecendo um panorama com uma margem de erro de apenas 2 pontos porcentuais.

Por que houve a redução desse medo?

A análise dos resultados sugere que a diminuição do receio de demissão pode estar diretamente ligada a um mercado de trabalho mais dinâmico e aquecido. Mário Sérgio Telles, superintendente de Economia, aponta que entre o final de 2023 e o início de 2024, o mercado de empregos se mostrou estável. Logo, houve um perceptível aumento nas ocupações disponíveis.

Aliás, especialmente na indústria, observou-se um crescimento na massa salarial, influenciando até mesmo os custos industriais, que apresentaram uma alta de 13% no último semestre.

Saiba mais sobre a pesquisa

O levantamento também mostra que a preocupação com a demissão varia conforme a idade. Enquanto apenas 20% dos jovens entre 16 e 24 anos não apresentam nenhum medo de perder o emprego, esse número sobe progressivamente com a faixa etária, alcançando 54% entre os que têm 60 anos ou mais.

Além disso, a relação entre o nível de escolaridade e renda dos entrevistados e o medo do desemprego também é digna de nota. Cerca de 45% dos que ganham mais de cinco salários mínimos não temem o desemprego, em contraste com 27% daqueles que recebem até um salário mínimo.

Veja também:

Governo pretende impulsionar empreendedorismo feminino; confira como

Por fim, a pesquisa lançou luz sobre as diferenças regionais quanto ao temor de demissão. O Sudeste aparece como a região com menor preocupação, onde 37% dos entrevistados afirmaram não ter nenhum medo de desemprego. Por outro lado, nas regiões Norte e Centro-Oeste, apenas 22% dos participantes se sentem seguros em relação à sua estabilidade no trabalho.

Imagem: tsyhun / shutterstock.com