Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Governo prorroga Desenrola Brasil por mais 50 dias por meio de Medida Provisória

Saiba mais sobre a medida provisória que prorroga o programa Desenrola Brasil por mais 50 dias e seu impacto na economia!

A Medida Provisória (MP) 1211/24, recentemente editada pelo Poder Executivo, trouxe uma novidade para milhões de brasileiros em situação de inadimplência. O Programa Desenrola Brasil, que visa facilitar a renegociação de dívidas, foi prorrogado até o dia 20 de maio deste ano.

Dessa forma, a medida beneficia diretamente pessoas físicas com faixa de renda restrita e dívidas de até R$ 20 mil. Saiba mais detalhes sobre esta iniciativa do Governo Federal na sequência!

MP prorroga Desenrola Brasil até maio

Logotipo do programa Desenrola Brasil sobre uma imagem desfocada de uma faixa de pedestres vista de cima, com muitas pessoas caminhando.
Imagem: Varavin88 / shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital

A prorrogação se aplica exclusivamente à Faixa 1 do programa, focada em indivíduos com rendimento de até dois salários mínimos ou aqueles inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) do governo federal. Desde o início de sua implementação, em outubro, esta iniciativa tem sido um verdadeiro alívio para muitos que buscam uma luz no fim do túnel para equilibrar suas finanças.

Segundo informações divulgadas pelo governo, a grande procura pelo Desenrola Brasil evidencia a necessidade de sua extensão. A unificação do programa com aplicativos bancários, a Serasa Limpa Nome e o Caixa Tem (Android, iOS) facilitou o acesso e a adesão dos interessados. Além disso, uma novidade é que os interessados também podem procurar agências dos Correios para renegociar suas dívidas.

Quais são as vantagens do programa?

Até o momento, cerca de 14 milhões de pessoas conseguiram renegociar aproximadamente R$ 50 bilhões em dívidas, abrangendo as Faixas 1 e 2 do Desenrola Brasil. Assim, os descontos alcançados nas negociações chegam a uma média de 83%, com possibilidade de pagamento à vista ou parcelado, sem exigência de entrada e prazo de até 60 meses para quitação.

Veja também:

Bolsa Família de abril será turbinado! Confira

Ademais, esta não é a primeira vez que o programa passa por uma prorrogação. Inicialmente previstas para se encerrarem em dezembro, as renegociações se estenderam até 31 de março pela MP 1199/23. Por fim, esta última medida provisória agora prorroga o prazo até 20 de maio.

Imagem: Varavin88 / shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital