Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Governo realiza revisão da renda das famílias do Bolsa Família; entenda

O governo federal deu início à revisão em relação à renda de famílias beneficiárias do Bolsa Família. Confira mais detalhes do procedimento!

Recentemente, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome deu início à revisão em relação à renda de famílias beneficiárias do Bolsa Família. Assim, o governo tem cruzado informações no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) com outras bases do governo.

Dessa forma, o procedimento permite atualizar o rendimento mensal atual dos inscritos no programa social. Pois, a regra principal para receber o Bolsa Família é ter renda familiar mensal de até R$ 218 por pessoa. Veja mais detalhes!

Revisão do Bolsa Família

Além da revisão da renda, o governo federal, em 2023, retirou cerca de 1,7 milhão de famílias unipessoais, ou seja, compostas por uma única pessoa, da lista de beneficiários do Bolsa Família. De acordo com o governo, essas pessoas estavam recebendo o benefício de forma irregular, pois viviam em lares maiores porém se declaravam morando sozinhas.

É importante lembrar que desde o início da gestão de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o governo tem feito uma revisão no CadÚnico, que é a base de dados utilizada para a distribuição dos benefícios sociais do governo. 

revisão do CadÚnico e Bolsa Família
Imagem: rafapress / Shutterstock.com

Famílias unipessoais

Assim, de acordo com relatórios apontam que, durante a gestão de Jair Bolsonaro (PL), houve um aumento significativo no número de famílias unipessoais beneficiadas pelo Bolsa Família, passando de 2,2 milhões no final de 2021 para 5,8 milhões no início de 2023. 

Dessa forma, especialistas acreditam que isso ocorreu devido à implementação de um piso de R$ 600 para o Auxílio Brasil, independentemente do tamanho da família. Com esse piso, era mais vantajoso para muitas famílias se separarem para aumentar o valor recebido individualmente.

Veja também:

C6 Bank libera 95% de desconto na renegociação de dívidas; veja como aproveitar

Enfim, segundo dados do Cadastro Único, em dezembro de 2022, havia 5.884.261 de famílias unipessoais entre os beneficiados pelo Bolsa Família. Um ano depois, esse número havia caído para 4.152.915.

Imagem: rafapress / Shutterstock.com