Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Qual é o prazo para sacar o benefício do INSS? Confira

O INSS está comunicando a todos seus segurados a importância de estarem atentos ao prazo para realizar o saque dos seus benefícios. Confira!

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está comunicando a todos seus segurados a importância de estarem atentos ao prazo para realizar o saque dos seus benefícios na rede bancária. Assim, o saque deve ocorrer até 60 dias após a data marcada para o pagamento. Caso contrário, o banco devolverá a quantia ao INSS.

Assim, a medida de devolução após o prazo de 60 dias é uma estratégia de segurança, com o objetivo de evitar casos de pagamento indevido e tentativas de fraudes, tais como o saque do benefício de um segurado já falecido. 

Dessa forma, pela regra estabelecida, a instituição bancária tem a função de devolver o valor ao INSS, que por sua vez, suspende o pagamento até que o segurado regularize a situação. Veja mais detalhes!

Como solicitar o saque do INSS não recebido

Portanto, para solicitar o pagamento do benefício não recebido, o segurado deve recorrer ao site ou aplicativo Meu INSS (disponível para Android e iOS) ou à Central Telefônica 135. Assim, no portal Meu INSS, o usuário deverá seguir os passos abaixo:

  • Fazer login com CPF e senha;
  • Acessar a opção “Agendamentos/Requerimentos” ;
  • Por fim, em “Atualizações para Manutenção do Benefício e Outros Serviços”, clicar em “Novo Requerimento”. 

Além disso, a Central Telefônica 135 também oferece suporte para esta solicitação.

Celular acessando o aplicativo do INSS, ao lado, cédulas de cem e cinquenta reais
Imagem: Brenda Rocha – Blossom / Shutterstock.com

Notificação de concessão de benefício

Após a concessão do benefício previdenciário ou assistencial, o INSS encaminha uma correspondência ao segurado para o endereço cadastrado no seu sistema, onde informa em qual agência bancária será feito o depósito do pagamento. 

Veja também:

Governo realiza revisão da renda das famílias do Bolsa Família; entenda

Ademais, o beneficiário também pode obter essas informações na Central Telefônica 135, que funciona de segunda a sábado, de 7h às 22h. Por fim, para receber o pagamento, é necessário apresentar um documento de identificação com foto e o número do benefício.

Imagem: Brenda Rocha – Blossom / Shutterstock.com