Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Governo vai fazer revisão de dívidas e prevê pacote de crédito para pessoas de baixa renda

O Governo lançou uma série de propostas na última segunda-feira (18) visando estimular a economia em 2024. Saiba mais!

O Governo Federal, sob a liderança do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, divulgou nesta segunda-feira (18) uma série de medidas visando a retomada econômica. Durante uma reunião no Palácio do Planalto, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, detalhou as iniciativas que fazem parte dos esforços do governo para impulsionar a economia em 2024.

Dessa forma, entre elas, estão as renegociações de dívidas e o estímulo ao crédito especialmente para as pessoas de baixa renda. Saiba mais informações sobre a iniciativa na sequência!

Governo Federal lança medidas para estimular a economia

Lupa em cima de notas e moedas de real e uma calculadora sobre fundo preto e liso.
Imagem: rafastockbr / shutterstock.com

Dentre as ações anunciadas, destaca-se a revisão das dívidas dos Estados com a União, que deve ser acompanhada de contrapartidas por parte dos governadores. O foco é a aplicação dos recursos economizados em investimentos sociais.

Assim, a medida representa uma nova abordagem que visa aliviar a pressão financeira sobre os estados, permitindo-lhes maior liberdade para investir em áreas essenciais para a população.

O plano do Governo Federal ainda inclui um pacote para fomentar o crédito, com iniciativas específicas como microcrédito para inscritos em programas sociais. Ainda, há também um programa destinado à renegociação de dívidas de pequenas empresas. Logo, isso pode revitalizar o empreendedorismo local e dar novo fôlego à geração de empregos, por exemplo.

Conheça mais propostas

Além disso, por parte do governo, há previsão de lançamento de um programa de estímulo à produção de ônibus elétricos, visando a inovação e a sustentabilidade no setor de transportes.

As medidas administrativas propostas por Haddad incluem regulamentação do programa de alimentação do trabalhador, apoio ao processamento nacional de minerais estratégicos e compras públicas com conteúdo nacional. Além disso, destacou a importância da regulamentação da reforma tributária sobre o consumo, ainda em debate no Congresso Nacional.

Veja também:

Golpe do Pix: Pagamento de contas de água e luz é desviado sem rastros

Assim, a consolidação dessa reforma é vista pelo governo como um passo decisivo para simplificar o sistema tributário brasileiro, tornando-o mais justo e eficiente. Além disso, o objetivo é estimular a competitividade das empresas nacionais tanto no mercado interno quanto no cenário internacional.

Imagem: rafastockbr / shutterstock.com