Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Governo vai revisar mensalmente se beneficiários do auxílio emergencial têm direito a receber benefício

O TCU (Tribunal de Contas da União) determinou, ontem (26), que o Ministério da Cidadania comece a revisar mensalmente a condição dos beneficiários do auxílio emergencial. O ministro Bruno Dantas criou a proposta e é responsável pelo terceiro relatório de acompanhamento da Corte em relação ao auxílio emergencial. Essa medida, portanto, tem o objetivo de evitar que o pagamento vá para quem não precisa do benefício ou descumpra os pré-requisitos legais.

É provável que vá gostar também:

Assaí Atacadista vai premiar R$ 1000/mês e vale-compras para pequenos empreendedores.

Pandemia acelera mudanças nos meios de pagamento do Brasil.

Como recuperar a senha do Caixa Tem?

Governo vai revisar mensalmente se beneficiários do auxílio emergencial têm direito a receber benefício

Vale destacar ainda que o governo já excluiu aproximadamente 1,31 milhão de pessoas do programa desde que iniciou com o benefício.

“Questão relevante nesta fase de acompanhamento é a necessidade do Ministério da Cidadania verifique regularmente a elegibilidade dos beneficiários que estão recebendo o auxílio. É importante, portanto, que o governo verifique se os beneficiários permanecem nas mesmas condições de vulnerabilidade.

Além disso, cerca de 2 milhões de pessoas já se reinseriram no mercado de trabalho desde que a pandemia começou.

O ministro-relator ainda disse que está ciente dos custos de reprocessar, mensalmente, os dados relativos a mais de 66 milhões de pessoas. Contudo, ele argumentou que, frente à possibilidade de evitar fraudes, “os benefícios financeiros e moral justificam tal medida”.

Dantas, ainda determinou que, após a identificação, sejam excluídos os beneficiários inscritos indevidamente. Isto é, possuam emprego formal ou que sejam titulares de outros benefícios federais de natureza previdenciária, assistencial ou trabalhista.

O ministro Bruno Danta ainda classificou, durante a leitura do voto, que o auxílio foi uma iniciativa “bem sucedida” na “redução transitória da pobreza”. No entanto, ele salientou a importância de “correções”, para evitar irregularidades, como a inscrição de mais de 70 mil militares de forma indevida. Em contrapartida, 3.3 milhões de pessoas carentes não conseguiram aprovação no programa.

É provável que vá gostar também:

Banco Inter: veja como ganhar dinheiro com o Inter Selection

Caixa vai mudar a forma de pagamento do Bolsa Família

Enfim, gostou da nossa matéria sobre o governo ter que revisar o auxílio emergencial?

Então, nos siga no canal do YouTube, em nossas redes sociais como o FacebookTwitter Instagram. Assim acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais,  empréstimos e matérias relacionadas ao mundo de fintechs.

Imagem: Brenda Rocha/Shutterstock.