Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Grande banco anuncia que vai demitir 20 mil funcionários; entenda a situação

Um grande banco anunciou nesta sexta-feira (12) que pretende desligar cerca de 20 mil funcionários. Saiba mais!

Um grande banco irá fazer demissões em massa, o que pode atingir cerca de 20 mil funcionários. Trata-se, portanto, do Citigroup, que anunciou nesta sexta-feira (12) que irá continuar seu plano de reestruturação plurianual.

Dessa forma, a estimativa é q haja a dispensa desses profissionais até o ano de 2026. Assim, o objetivo principal da reestruturação é simplificar a operação do banco, que tem atuação global. Continue a leitura!

Banco Citi anuncia que demitirá 20 mil funcionários até 2026

Fachada do banco citibank
Imagem: TungCheung / shutterstock.com

O Citigroup terminou o ano de 2023 com aproximadamente 200 mil funcionários, sem contar a operação situada no México, país em que os negócios estão passando por um processo de desmembramento. A CEO do banco, Jane Fraser, encabeça essa tentativa de simplificação do Citigroup.

Ainda no mês de julho de 2023, o banco havia comunicado seu plano de abandonar o varejo bancário em 14 países, localizados na Ásia, Europa, Oriente Médio e América do Sul. No Brasil, por exemplo, houve a compra da operação do Citi pelo Itaú Unibanco.

Veja também:

Pagamento via Pix é liberado em app da Loterias Caixa; saiba mais

Paralelamente, o Citigroup também prevê que a separação dos negócios do banco no México, o Banamex. A conclusão desse processo acontecerá até o próximo ano. Aproveitando o momento, o banco pretende realizar uma oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês), que está prevista para ocorrer até 2025.

Saiba mais sobre o IPO

Em teleconferência realizada com analistas e investidores, Jane Fraser reforçou a intenção do Citigroup de concretizar um IPO de seu banco de varejo localizado no México. Essa decisão veio depois de tentativas sem sucesso de venda da operação, atribuídas à pressão do presidente do México, Andrés Manuel López Obrador.

Bancos como Santander e Itaú Unibanco estudaram a possibilidade de adquirir o ativo. A direção tomada em relação ao Banamex foi comunicada em maio pelo Citigroup, tendo o IPO já sinalizado como uma das alternativas factíveis propostas pelo banco estabelecido em Wall Street.

Imagem: Anton_AV / shutterstock.com