Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Idade da aposentadoria foi reduzida para 55 anos por Lula? Entenda

Descubra se a informação que circula nas redes sociais sobre a idade da aposentadoria ser reduzida para 55 anos por Lula é verdadeira!

Após longos anos dedicados ao trabalho, o profissional brasileiros tem o direito garantido de receber remuneração após determinado período. Por ser um momento muito aguardado, muitas notícias sobre o assunto circulam na Internet. Afinal de contas, a idade da aposentadoria foi reduzida para 55 anos por Lula?

Dessa forma, saiba mais informações sobre a veracidade dessa notícia muito reproduzida em redes sociais, como o Tik Tok, por exemplo. Continue a leitura!

Idade da aposentadoria foi reduzida pelo Presidente da República?

Imagem de um senhor e uma senhora olhando para papéis e fazendo contas.
Imagem: PeopleImages.com – Yuri A / Shutterstock.com

Uma dessas informações, que começou a circular principalmente no TikTok, alegava que o ex-presidente iria baixar a idade mínima para aposentadoria no país para 55 anos, atraindo bastante atenção. Segundo a narrativa das publicações, o plano beneficiaria primeiramente mães de baixa renda.

Entre as versões dessa informação, estão os seguintes títulos: “Lula vai reduzi a idade pra aposentadoria. 55 anos. Quem são os trabalhadores que vão agora se aposenta com 55 anos de idade”. e “Lula divulga idade mínima para aposentadoria especial em 2023. Aposentadoria 55 anos. Quais requisitos para aposentadoria especial quem tem direitos”.

Porém, de acordo com a apuração do portal Boatos.com, trata-se de uma informação falsa. Portanto, as alterações nas regras para aposentadoria no Brasil aconteceram pela última vez com a Reforma da Previdência, aprovada em novembro de 2019, e sem reduzir a idade.

Veja também:

Grande banco anuncia que vai demitir 20 mil funcionários; entenda a situação

Quais são as normas, afinal?

Segundo as normas atuais, mulheres podem se aposentar aos 62 anos de idade e acumulando 15 anos de contribuição, enquanto os homens podem fazer o mesmo aos 65 anos, com 20 anos de contribuição.

Ademais, apesar de tecnicamente ser possível se aposentar aos 55 anos para certas categorias de trabalhadores, como policiais (com 30 anos de contribuição e 25 de exercício efetivo), trabalhadoras rurais e mulheres com deficiência (ambas com 15 anos de contribuição), isso não se aplica à população geral, como o boato alegava.

Imagem: PeopleImages.com – Yuri A / Shutterstock.com