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Grande empresa querida pelos brasileiros está à beira da falência; entenda a situação

Dívida com credores, falta de entrega de documentos e desvalorização na Bolsa de Valores podem levar marca à falência.

A frase “pode levar um pouco de comida, mas me devolve o Tupperware” é uma afirmação dita por muitas donas de casa que têm apreço por seus potes de cozinha. A marca que ficou tão conhecida, a ponto de ter o nome usado para se referir ao próprio objeto, agora passa por uma grande crise.

Presente no mercado há 77 anos, a marca de potes para armazenamento de alimentos, declarou na semana passada que passa por dificuldades financeiras. “A companhia concluiu que há dúvida substancial sobre sua capacidade de continuar como uma empresa próspera”, alegou a Tupperware através de um comunicado.

Entenda a possível falência da famosa dos potes de cozinha

A empresa americana com sede em Orlando não entregou uma declaração de fim de ano à Securities and Exchange Commission – Comissão de Valores Mobiliários norte-americana (SEC). Dessa forma, caso não realize a entrega do documento em até seis meses, pode ter seu registro cancelado na Bolsa de Valores. Em comunicado, a empresa não deu garantias de que vai conseguir fazer a entrega dentro do prazo.

Além disso, em novembro de 2021, a Tupperware aderiu a três empréstimos: uma linha de crédito rotativo, garantindo US$ 220 milhões e dois empréstimos a prazo, um de US$ 400 milhões e outro de US$ 200 milhões.

Porém, no início deste ano, os contratos foram revistos e a empresa alega que o caixa ficou apertado. Assim, devido à saúde financeira comprometida, a Tupperware aponta que pode descumprir as regras dos contratos, se tornar inadimplente e ter que decretar falência. 

A festa da Tupperware

Se atualmente a marca está diretamente associada às donas de casa é porque sua história e sucesso está ligada às mulheres. A empresa surgiu em 1946, mas ganhou força após o dono, Earl Silas Tupper, conhecer Brownie Wise, uma dona de casa que inventou um método de venda revolucionário para a época.

Chamada de “planos de festa”, essa estratégia consistia em mulheres convidarem amigas e vizinhas para um evento social em que apresentavam propostas de vendas. O dono da Tupperware achou o método interessante e uma oportunidade de oferecer renda às mulheres donas de casa. Com isso, os potes de cozinha foram retirados das prateleiras e passaram a ser vendidos de forma direta.

Apenas recentemente, os potes Tupperware voltaram para as prateleiras, com o objetivo de se tornar conhecido para o público mais jovem. No Brasil a empresa chegou em 1976 e tem uma fábrica no Rio de Janeiro.

Imagem: Tattoboo / Shutterstock