Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Grande operadora brasileira pode ser VENDIDA; entenda motivo

O Grupo TIM vai avaliar se a operadora brasileira será vendida ou não. A reunião acontecerá nos próximos dias 3 e 5. Confira os detalhes!

Na próxima sexta-feira (03), o Conselho do Grupo TIM se reunirá com a intenção de avaliar a possibilidade da operadora ser vendida. Advindo de uma oferta não vinculativa do fundo norte-americano KKR pela principal infraestrutura de rede.

Assim, essa reunião deve durar até o próximo domingo (05) e faz parte do plano de não endividamento da Telecom Italia. Dessa forma, a empresa também procura vender a NetCo, incluindo a FiberCop, especialista em infraestrutura de fibra óptica e a Sparkle, rede de cabos subaquáticos.

Desse modo, segundo o balanço financeiro mais recente, a dívida líquida passa dos R$ 138,3 bilhões. No último fim de semana, o governo italiano se comprometeu a continuar com o acordo com o KKR após a aparição de uma oferta rival. Veja os detalhes na matéria!

Proposta alternativa

Uma empresa de investimentos em Londres apresentou uma proposta alternativa na última sexta-feira (27). Contudo, os acionistas da Merlyn Advisors e da RN Capital Partner enviaram uma carta ao Grupo TIM para contestar o plano da empresa de vender seus ativos para o fundo estadunidense e, assim, fizeram a sugestão de uma nova atitude.

Veja também:

Anatel começa a aplicar multa por venda de TV Box; entenda

Segundo a proposta, os acionistas sugeriram que a Telecom deveria manter a rede fixa, assim como os serviços digitais e de nuvem. Ao passo que, se desfazem das operações brasileiras (TIM Brasil) e dos negócios domésticos (como carteira de clientes). Além disso, os acionistas também solicitaram a saída do diretor-presidente, Pietro Labriola.

Operadora brasileira vendida?

Desse modo, em resposta à proposta do grupo inglês, o governo italiano disse que outro plano foi avaliado e contemplado com a decisão. Ele também adicionou que a proposta do fundo KKR foi a única em que o governo esteve envolvido. Além disso, afirmou que o Conselho do Grupo Tim aprovou a venda dos ativos da rede fixa.

Imagem: ESB Professional/shutterstock.com