Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Greve dos caminhoneiros vai ocorrer dia 14 de janeiro?

Saiba mais informações sobre se haverá, de fato, uma greve dos caminhoneiros prevista para o dia 14 de janeiro!

Uma mensagem está circulando nas redes sociais ultimamente. Ela diz que haverá uma greve dos caminhoneiros e que ela ocorrerá no dia 14 de janeiro. O motivo, portanto, seria uma demonstração de apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro e da direita brasileira.

Dessa forma, o portal Boatos.com investigou a veracidade dessa informação e se de fato essa paralização irá acontecer. Para saber mais informações sobre sobre essa iniciativa, continue a leitura!

Haverá greve dos caminhoneiros no dia 14 de janeiro?

greve dos caminhoneiros
Imagem: Vinicius Bacarin / Shutterstock.com

A análise do portal citado revela que essa alegação não é confirmada por qualquer fonte verídica e, portanto, é falsa. Vale destacar que a informação que circula nas redes sociais possui um um tom de convocação.

Logo, o texto diz o seguinte: “PARALISAÇÃO DOS CAMINHONEIROS A PARTIR DE 14 DE JANEIRO, 2024 • Contra a censura • Contra a perseguição à direita PARA TUDO! • Contra a prisão sem motivo de Bolsonaro Em respeito aos agricultores”

Logo, ela induz as pessoas a crerem que os caminhoneiros, reconhecidos pela sua influência na economia nacional, estariam a postos para uma greve que causaria enormes impactos no Brasil. No entanto, não há nenhuma evidência ou anúncio confiável sobre uma paralisação planejada pelos caminhoneiros para janeiro de 2024.

Boatos circulam desde a última vez que houve uma paralização

Rumores e notícias falsas de greves têm circulado desde a única greve real, que ocorreu em maio de 2018. No entanto, aquela manifestação teve outras motivações por razões pertinentes à categoria, como disputas sobre o preço do frete, e não por questões de cunho político.

Veja também:

Caixa Tem: lista de pagamentos aprovados para janeiro já está disponível

Portanto, antes de acreditar em alguma mensagem lida em redes sociais ou recebida em aplicativos de mensagem, confira se há fontes confiáveis e identifique possíveis erros ortográficos, por exemplo. Dessa forma, é possível perceber se texto é de um veículo que possui credibilidade ou não.

Imagem: Vinicius Bacarin / Shutterstock.com