Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Ministro de Lula promete reduzir fila do INSS para apenas 30 dias

Em 2024, o INSS visa reduzir o tempo de espera na fila para 30 dias, segundo promessa do ministro da previdência, Carlos Lupi. Entenda mais!

Com uma atual fila de espera pela análise de pedido de benefício assistencial ou previdenciário do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) de 49 dias, o ministro da previdência, Carlos Lupi, promete que até o final de 2024, será possível reduzir esse tempo para apenas 30 dias.

A promessa teve anúncio durante a abertura do curso de formação dos aprovados no último concurso do INSS. “Nesse ano de 2024, quero chegar à data de 30 dias de espera para conclusão do benefício. O que quer dizer? Que no próprio mês que a pessoa dê entrada, conclua o processo”.

Segundo o ministro, mesmo com os esforços de automação e com o mutirão, será impossível zerar a fila. Isso se deve ao fato de que todos os meses entram cerca de 900 mil a 1 milhão de novos pedidos, que precisam de tempo para conferência de documentos.

Progresso na fila do INSS em 2023

A imagem mostra pessoas em fila e ao lado o símbolo da previdência social.
Imagem: Vietnam Stock Images shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital

O ministro explicou que o tempo médio de espera estava entre 80 a 100 dias no início de 2023. No entanto, até o final do ano, graças aos esforços do governo, esse tempo foi reduzido para 49 dias.

Lupi afirma ainda que a fila de espera caiu lentamente. Portanto, após a redução do tempo de espera, o novo desafio do INSS é humanizar o atendimento, garante o ministro.

Críticas à “fila vergonhosa”

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou a longa fila do INSS em seu discurso de posse, descrevendo-a como “vergonhosa”. Em abril de 2023, Lupi admitiu que não havia recursos suficientes para zerar a fila.

Como resposta ao problema, o governo editou uma medida provisória, criando o Programa de Enfrentamento à Fila da Previdência Social (PEFPS). Após aprovação pelo Congresso, a MP tornou-se lei em novembro.

Veja também:

Greve dos caminhoneiros vai ocorrer dia 14 de janeiro?

Em resumo, o anúncio de Lupi alimenta a esperança de que a meta de 30 dias de espera após a solicitação de benefício possa ser alcançada até o final de 2024, melhorando assim o atendimento aos cidadãos que dependem dos serviços do INSS.

Imagem: Vietnam Stock Images shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital