Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Greve NACIONAL: categoria vai cruzar os braços em breve; veja qual

Categoria vai cruzar os braços e greve nacional deve acontecer na próxima semana. Saiba quais trabalhadores devem parar.

Nesta quinta-feira (15), o Sindicato Nacional dos Aeronautas anunciou a aprovação da greve nacional de pilotos e comissários de voo a partir da segunda-feira, 19 de dezembro. A categoria reivindica, além de melhores condições de trabalho, o aumento real de seus salários.

De acordo com o Sindicato, os trabalhadores citados devem paralisar suas atividades das 6h às 8h em aeroportos de diferentes cidades do país.

Pilotos e comissários realizam greve nacional em 19 de dezembro

A decisão dos profissionais acontece após as categorias não obterem sucesso em negociações com as companhias. Diante disso, segundo o Sindicato, pilotos e comissários destas cidades devem aderir à greve nacional: Fortaleza, Brasília, Campinas, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Porto Alegre.

O Sindicato destaca ainda que “em respeito à sociedade e aos usuários” dos serviços aéreos, as paralisações devem durar duas horas. A partir das 8h, as decolagens devem ter início. 

É importante informar que os voos que transportam órgãos para serem transplantados, pessoas doentes ou mesmo vacinas, não serão afetados pela greve nacional.

Reivindicações de pilotos e comissários gera paralisação da categoria

Através do informe que anuncia a aprovação da paralisação, a categoria aponta que mesmo diante dos constantes aumentos das passagens e do lucro crescente para as companhias aéreas, as empresas não atenderam aos pedidos dos trabalhadores.

“Desde o início das negociações as empresas não se mostraram dispostas a atender às reivindicações da categoria”, afirma o comunicado.

A nota divulgada pelo Sindicato pede ainda a “compreensão da sociedade”, além do “bom senso das companhias aéreas” para com a greve nacional. 

Os dados mais recentes, de acordo com o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em relação às passagens aéreas, que vão dos meses de setembro a outubro, apontam um aumento de 27,38% nos preços.

Imagem: voy ager / shutterstock.com