Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Guia prático de como indicar motorista que tomou multa com seu carro

Saiba como efetuar a transferência legal de multas para outro condutor seguindo nosso passo a passo atualizado

De com o artigo 257 do CTB (Código de Trânsito Brasileiro), quando a identificação do infrator não é imediata, o proprietário ou condutor principal do veículo pode indicar o verdadeiro responsável pela infração cometida. Assim, a multa será transferida para a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) do motorista indicado.

A indicação de condutor infrator é um procedimento previsto e resguardado em e utilizado quando o proprietário de um veículo recebe uma multa, mas não foi o responsável pela infração. Situações como do veículo a amigos ou uso compartilhado do automóvel em uma mesma casa são exemplos comuns dessa situação.

Quando não é possível indicar o condutor infrator da multa?

Primeitamente, existem algumas situações onde não se permite indicar um condutor infrator. A primeira dessas situações é quando o condutor foi flagrado cometendo a infração, como em uma blitz, onde o próprio motorista assina o auto de infração. Aqui não é possível transferir os pontos da CNH.

Multa no limpador do carro
Imagem: sockagphoto / shutterstock.com

Além disso, outro contexto onde a indicação não é viável é quando a multa se refere a irregularidades do veículo. Nestes casos, independente de quem esteja dirigindo, a responsabilidade é do proprietário do veículo.

Veja também:
Imposto de Renda: confira como consultar o informe de rendimentos

Não é apenas o proprietário do veículo que pode indicar o infrator. O procurador proprietário do veículo também pode iniciar o .

Passo a passo para a indicação de condutor infrator

  1. Preencha os campos com as informações do proprietário e do condutor que estava dirigindo no momento da infração. Atenção na escrita, que precisa ser visível e sem rasuras.
  2. O espaço destinado à indicação de condutor na notificação de multa deve ser preenchido e assinado pelo proprietário do veículo e pelo condutor responsável.
  3. Após preencher o formulário, é preciso entregar em um ponto presencial, indicado pelo Detran de seu estado.
  4. O motorista pode também fazer o envio pelos . Nesse caso, opte pelo envio por carta registrada com aviso de recebimento.

Além disso, alguns também permitem a transferência de multas para outro condutor através do de Trânsito (CDT).

Imagem: Reprodução/Shutterstock