Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Haddad, novo ministro da Fazenda, anuncia primeiros nomes para compor equipe econômica

Conheça os nomes que farão parte da equipe econômica de Haddad e saiba quais ministérios já têm um novo chefe.

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva anunciou, na última semana, alguns nomes para os ministérios do novo governo. Assim, Fernando Haddad, ex-prefeito de São Paulo, foi o escolhido para estar à frente do Ministério da Fazenda. 

Desse modo, na última terça-feira (13), os primeiros nomes que vão compor a equipe econômica foram anunciados. Gabriel Galípolo será secretário-executivo da pasta e Bernard Appy será secretário de Política Econômica para a Reforma Tributária.

Galípolo e Appy: quem são os nomeados por Haddad?

Primeiramente, Galípolo foi anunciado depois de uma reunião de Haddad com o atual ministro da Economia, Paulo Guedes, na manhã de terça-feira. O novo secretário-executivo já presidiu o Banco Fator, até 2021, e é professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro. 

Já a escolha de Appy para fazer parte do time de economia demonstra a disposição do próximo governo em promover uma reforma tributária, já que o economista é visto como uma das maiores autoridades na área.

O que esperar do Ministério da Fazenda em 2023?

Fernando Haddad destacou que é necessário corrigir injustiças e distorções na cobrança de impostos, por isso a questão da reforma tributária. Além disso, o novo ministro ressaltou que tem a intenção de beneficiar a população brasileira. 

Haddad garantiu, ainda, que não terá preconceito para se reunir com representantes do sistema financeiro e discutir questões da pasta. 

Outros ministros nomeados

Lula começou a anunciar, na última sexta-feira (9), alguns dos ministros do novo governo. Veja a seguir quais ministérios já têm um novo chefe:

  • Fazenda: Fernando Haddad;
  • Casa Civil: Rui Costa;
  • Justiça e Segurança Pública: Flávio Dino;
  • Defesa: José Múcio Monteiro;
  • Relações Exteriores: Mauro Vieira;
  • Cultura: Margareth Menezes.

É preciso destacar que o Ministério da Fazenda será fruto do desmembramento do atual Ministério da Economia, que a partir do próximo ano também dará origem a dois novos ministérios:

  • Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior;
  • Planejamento, Orçamento e Gestão.

Imagem: Rogerio Cavalheiro/shutterstock.com