Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Lula confirma que muitos beneficiários do Auxílio Brasil podem ser bloqueados

O governo do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), pretende passar um pente fino nos beneficiários do Auxílio Brasil. Entenda!

O governo do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), pretende passar um pente fino nos beneficiários do Auxílio Brasil que possuem o perfil unifamiliar (famílias de apenas uma pessoa). 

Entre novembro de 2021 e agosto de 2022, houve um aumento significativo de pessoas com esse perfil, gerando suspeitas do Ministério da Família. Agora, a instituição pretende convocar esses beneficiários a atualizarem o seu cadastro. 

Atualização de cadastro do Auxílio Brasil 

Segundo os estudos do TCU (Tribunal de Contas da União), há a possibilidade de que o aumento de pessoas que se encaixam no perfil unifamiliar não passam de fraudes para terem acesso ao Auxílio Brasil. 

O governo de transição informou que 4,9 milhões de beneficiários que declararam morar sozinhos terão que comparecer ao Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) para poder provar a condição. 

Os cidadãos que não puderem comprovar os dados informados no CadÚnico (Cadastro Único) terão o benefício cancelado. Porém, a medida não acontecerá imediatamente. Isto é, a conta do beneficiário será bloqueada primeiro, até que ele comprove a situação. Caso o mesmo não consiga comprovar, ele terá o benefício anulado. 

Essas e outras adesões farão parte de uma Medida Provisória (MP), que será decretada pelo presidente eleito, Lula (PT), no dia 2 de janeiro de 2023, apresentada junto à reformulação do benefício. 

Regras do Bolsa Família devem voltar

Quando o atual presidente do Brasil, Jair Bolsonaro (PL), alterou o nome do programa Bolsa Família para Auxílio Brasil, ele também removeu algumas regras importantes para ter direito ao benefício.

Por fim, com a volta de Lula ao cargo da presidência, é esperado que, além do retorno do nome original, algumas regras também irão voltar. Confira: 

  • Todas as crianças do núcleo familiar devem estar matriculadas na escola, cuja comprovação terá que ser realizada através de matrícula escolar. 
  • Famílias com crianças terão que comprovar que as crianças estão com a Carteira de Vacinação atualizada; 

Imagem: Isaac Fontana / shutterstock