Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Holandeses acham mapa do tesouro nazista e começam a fazer buscas

Dentre uma série de documentos do Arquivo Nacional, holandeses encontraram um possível mapa do tesouro nazista. Saiba mais!

Após 75 anos, o sigilo de certos documentos do Arquivo Nacional Holandês expirou, permitindo que holandeses encontrassem algo que poderiam considerar um mapa do tesouro nazista. De acordo com o levantamento, no local indicado, soldados alemães teriam enterrado caixas de diamante, rubis, ouro, prata, entre outras joias.

Se o mapa se provar correto, os tesouros equivaleriam a milhões de euros.

O tesouro veio de um saque a um banco

O mapa, divulgado na terça-feira (4), indica o local onde supostamente soldados alemães enterraram quatro caixas com muitas joias, pedras e metais preciosos. Segundo os registros, o montante era resultado de um saque a um banco em agosto de 1944.

Em seguida à revelação, diversos caçadores de tesouros amadores se armaram com pás e se direcionaram à zona rural de Ommeren, no leste da Holanda.

O Arquivo Nacional e a busca pelo tesouro nazista

Assim que o país deixou de ser ocupado pelas forças alemãs, em 1945, o instituto holandês se dedicou a recolher o máximo de documentos, incluindo registros de bens alemães em território nacional.

Quando o mapa foi recuperado de um soldado nazista, o Arquivo Nacional se dedicou a encontrar o tesouro, em 1947. No entanto, foram apenas tentativas fracassadas, como informado pela porta-voz do instituto, Anne-Marieke Samson.

Segundo ela, “não sabemos ao certo se o tesouro existiu. Mas o instituto fez várias verificações e considerou a história confiável”. Contudo, há também alguma desconfiança sobre a permanência das caixas no local. “Nunca o encontraram e, se existisse, o tesouro poderia muito bem já ter sido desenterrado”, ressalta.

Apesar disso, os caçadores de tesouros amadores não desanimaram. Jan Henzen foi uma dessas pessoas e revelou à Reuters que muitas pessoas estavam fazendo a busca com detectores de metal.

A propriedade em que está acontecendo a busca está sob administração do ex-prefeito de Ommeren, Klaas Tammes. “Qualquer um que encontrar alguma coisa terá que nos reportar, então, veremos. Mas eu não esperava que fosse fácil”, revela Klaas.

Imagem: Reprodução/ Arquivo Nacional dos Países Baixos