Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Você divide conta na Netflix? Esta notícia vai lhe deixar triste

O usuário que divide conta na Netflix terá uma surpresa desagradável em 2023. Confira o que mudou e qual cuidado tomar!

Para 2023, a Netflix tem uma péssima notícia para quem divide conta na plataforma de streaming. Isso porque, conforme anunciado em 2022, a plataforma iniciará um ativo combate contra o compartilhamento de senhas em todo o mundo.

Anteriormente, a Netflix realizou testes contra o compartilhamento de senhas no Chile, Costa Rica e Peru. Contudo, mesmo se mostrando muito impopular a medida, a decisão é que quem pratica o ato irá pagar mais por sua assinatura. Veja como isso acontecerá.

Quem divide conta na Netflix começará a receber um aviso

A primeira ação confirmada para quem divide a conta na Netflix com familiares ou amigos em outra residência é um aviso para que pague o plano adequado para isso.

Segundo a empresa, de seus 223 milhões de assinantes, possivelmente 100 milhões de usuários compartilham senhas de maneira proibida pela plataforma. Ademais, o motivo dos testes se iniciarem na América Latina não foi coincidência. Afinal, a região é líder entre os consumidores da Netflix que usam senha de outros usuários sem pagar.

Por sua vez, apenas o Brasil tem 50% dos assinantes na América Latina da Netflix e 10% da base mundial da plataforma de streaming. Para iniciar a proibição de quem divide conta na Netflix, o novo contrato atualizou os termos de uso com informações sobre a assinatura ser exclusiva dentro de um mesmo endereço.

Porque houve a mudança de posicionamento da Netflix?

Em março de 2017, a conta oficial da Netflix no Twitter chegou a compartilhar a mensagem “Quem ama compartilha”. Naquela ocasião, a plataforma brincou com o fato dos assinantes dividirem seus logins com amigos e familiares.

Porém, a mudança de posicionamento veio com a crise do mercado de streaming e também pelo uso do IPTV por muitos usuários. Além disso, para manter um padrão elevado de qualidade, o custo de produção de filmes e séries aumentou consideravelmente.

Por isso, a medida de coibir quem divide conta na Netflix veio pela necessidade de atrair mais assinantes pagos e evitar a distribuição de senhas.

Para os próximos meses, o grande desafio da Netflix é conseguir o equilíbrio entre a permanência dos usuários e o pagamento daqueles que dividem contas sem custo.

Por fim, é importante lembrar que o pioneirismo da Netflix já possui concorrentes grandes, como, por exemplo, o Prime Video da Amazon, Disney+ e Star Plus. Ou seja, ainda não se sabe como outras empresas irão lidar com essa medida e se também irão agir da mesma maneira.

Imagem: Vantage_DS/shutterstock.com