Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Home office ou presencial: qual modelo de trabalho é melhor?

Qual modelo de trabalho é melhor: home office ou presencial. Um estudo realizado nos Estado Unidos mostra a verdade. Confira!

Um estudo recente avaliou 554 empresas nos Estados Unidos para determinar se a eficácia do modelo home office é melhor em comparação com o presencial. Nesse sentido, entre as empresas analisadas, aquelas que adotaram um modelo mais flexível, permitindo aos trabalhadores escolher quando ir ou não ao escritório, registraram um crescimento de 21% na receita entre 2020 e 2022.

Além disso, as empresas com modelos de trabalho mais flexíveis, como a possibilidade escolher quais dias estar presente no escritório, experimentaram um crescimento quatro vezes mais rápido. Em contrapartida, aquelas que mantiveram modelos tradicionais e menos flexíveis, como o híbrido ou presencial, observaram um crescimento de apenas 5% na receita. Confira mais detalhes!

Home office é melhor? 

A Scoop Technologies e o Boston Consulting Group incluíram nesse estudo empresas de 20 diferentes setores, variando desde tecnologia e até seguros. Assim, aquelas que permitiram que os funcionários fossem alguns dias por semana tiveram um aumento nas vendas duas vezes maior em contrapartida daquelas que mantiveram a presença em tempo integral no escritório.

Dessa forma, as taxas de crescimento mais elevadas em empresas favoráveis ao home office podem ser atribuídas à sua capacidade de contratar de forma mais ágil e abrangente, além de uma maior taxa de retenção de funcionários. 

home office é melhor presencial
Imagem: Jelena Zelen / shutterstock.com

O resultado do estudo

Pesquisas anteriores indicam que a configuração ideal para o trabalho híbrido é de apenas um ou dois dias no escritório. Proporcionando, assim, aos trabalhadores a flexibilidade desejada sem o isolamento total do home office.

De acordo com especialistas em ambientes de trabalho, uma prática eficaz é conceder autonomia às equipes individuais sobre quando e onde trabalhar. Ao invés disso, impor uma política de presença em toda a empresa pelo CEO, raramente atende a todos. Nesse sentido, equipes que colaboram na definição de suas políticas híbridas, experimentam maior engajamento dos funcionários.

Imagem: Jelena Zelen / shutterstock.com