Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Idosos podem estacionar em vagas de deficiente?

Entenda aqui se é permitido na legislação brasileira que idosos utilizem vagas destinadas a deficiente e vice-versa!

As vagas especiais designadas nos estacionamentos públicos constituem um direito garantido para determinados grupos. Sendo assim, abrangem núcleos como idosos, gestantes e pessoas com deficiência. Entretanto, cada categoria possui legislações distintas que regem seu uso.

Então, surge a dúvida: seria possível que os idosos utilizassem vagas reservadas para deficientes, ou vice-versa? Segundo o Ministério dos Transportes, isso não é permitido. Portanto, é essencial atentar-se às normativas específicas para cada categoria de vaga especial nos estacionamentos.

Isso porque o desrespeito a tais regras podem acarretar penalidades significativas, tanto financeiras quanto na habilitação do condutor. Entenda mais a seguir!

Vagas destinadas a idoso

A legislação que rege as vagas destinadas aos idosos se estabelece na Lei 10.741/03, a qual reserva 5% dos espaços nos estacionamentos públicos para pessoas com 60 anos ou mais. O descumprimento dessa norma prevê uma penalidade significativa no âmbito do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Dessa maneira, acarreta uma multa no valor de R$ 293,47 para aqueles que estacionarem em uma vaga destinada a idosos sem possuir a idade mínima exigida ou o cartão de estacionamento correspondente.

Veja também:

Radar móvel pode aparecer de surpresa e aplicar multa em motoristas; veja como funciona

No entanto, é essencial destacar que essa infração gravíssima implica na adição de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do condutor. Além disso, possibilita o recolhimento do veículo. Mesmo se o condutor for uma pessoa com deficiência e possuir o cartão de estacionamento exibido no para-brisa do veículo, haverá aplicação da multa caso esteja estacionado em vaga exclusiva para idosos.

Governo isenta IPI e ICMS para carros PCD, confira as regras
Imagem: Roman Zaiets / Shutterstock.com

Vagas destinadas a deficiente

Por outro lado, a Lei n.º 13.146/15 regulamenta o estacionamento para gestantes, mulheres com crianças de colo e pessoas com deficiência, reservando 2% das vagas para essa categoria.

Em estacionamentos privados, como shoppings e supermercados, as autoridades de trânsito têm autorização para fiscalizar e multar indivíduos que façam uso indevido desses espaços, mesmo que sejam áreas de propriedade privada.

Nessa situação, os veículos podem ser rebocados. Ademais, os infratores estão sujeitos à mesma multa estabelecida no CTB, de R$ 293,47, e à adição de sete pontos na CNH.

Imagem: Bilanol / shutterstock.com