Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Importante prazo do FGTS Digital com PIX acabou HOJE (15)

O FGTS Digital deve facilitar ainda mais o acesso dos trabalhadores aos recursos do fundo. Saiba mais sobre a ferramenta!

O Ministério do Trabalho e Emprego anunciou que o sistema de FGTS Digital, previsto para entrar em efetiva operação em março, encerrou seu período de testes nesta segunda-feira (15). O sistema é um conjunto de ferramentas informatizadas criadas para gerenciar os processos envolvidos no recolhimento do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).

Suas funcionalidades incluem a geração de guias rápidas e personalizadas, simulação do valor da indenização compensatória, a multa de 40% e até a realização deste tipo de simulação para vários trabalhadores de forma simultânea. Além disso, há também a opção de simular o pagamento e outros recursos.

Nesse sentido, o ministério selecionou o PIX, o sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central, como o método de pagamento do FGTS via FGTS Digital. Isso deve agilizar o processo de individualização na conta do trabalhador. As informações são da Agência Brasil.

Integração com o eSocial

Outra novidade é que o FGTS Digital reflete as informações de vínculo e remuneração já inseridas no ambiente do eSocial. O eSocial, vale lembrar, é o sistema destinado a digitalizar e unificar o envio de informações fiscais, previdenciárias e trabalhistas das empresas.

Dessa forma, segundo informou o ministério, as procurações e o cadastro do empregador presentes no sistema durante o período de Produção Limitada permanecerão válidos.

Na imagem, pessoa na praia segurando o celular com aplicativo FGTS aberto
Imagem: Diego Thomazini / shutterstock.com

Benefícios do FGTS Digital

O FGTS Digital visa promover a melhoria na gestão, controle e transparência dos processos do FGTS. Com isso, espera-se que os custos operacionais do fundo diminuam e que haja uma redução nas despesas com tarifas relativas ao recebimento das guias junto aos agentes arrecadadores. Ademais, que os dados de recolhimento armazenados e processados sejam mais seguros, íntegros e confiáveis.

Veja também: Projeto que prevê nova prioridade no Minha Casa, Minha Vida é aprovado; saiba mais

Por fim, o sistema também permitirá a execução de notificações automatizadas dos devedores de FGTS. Além disso, fornecerá informações que ajudarão a direcionar as ações e tomar decisões estratégicas. Porém, é importante observar que as dívidas de competências anteriores à implementação do FGTS Digital continuarão a ser cobradas por meio de guias emitidas pela Caixa Econômica Federal.

Imagem: Diego Thomazini / shutterstock.com